O Meu Bairro a Pé
Marvila

Depois de percorrer Santa Clara e Lumiar, o programa de visitas O Meu Bairro a Pé chega a Marvila. Ao longo de sete meses vai andar por bairros, ruas e antigas azinhagas e conhecer as histórias de quem lá vive, em itinerários dedicados à história e ao património e em percursos encenados, com a participação de moradores e artistas locais.
NÚCLEO ANTIGO: DO LAZER DAS ELITES AO NOVO RITMO DA INDÚSTRIA
CAMINHADA CULTURAL
17 maio, 14h30
Visita à Marvila dos “bons ares do rio”, que se espraiava junto ao Tejo por entre os palácios da nobreza. Um dia chegaram os comboios, as fábricas, os pátios e as vilas, as lojas e as cooperativas de quem aqui trabalhava, e que agora se adivinham entre cervejeiras, novos condomínios e as mais criativas iniciativas pop-up.
ENCONTRO: PRAÇA DAVID LEANDRO DA SILVA
BAIRROS DO VALE DE CHELAS 1: TRABALHO OPERÁRIO COM CASAS AO FUNDO
CAMINHADA CULTURAL
24 maio, 14h30
Quinta do Chalé, PRODAC, Condado, Salgadas, Marquês de Abrantes e Alfinetes
Sobre o Vale de Chelas da indústria, os trabalhadores recém-chegados foram-se instalando em desalinho nas velhas quintas de recreio. Finda a década de 60, e os mares de lata começam a transformar-se em casas e prédios, ilhas que vão levando lentamente até a última barraca do Bairro Chinês. Marvila urbaniza-se, realoja, mas permanece desconhecida e distante. Até agora.
ENCONTRO: CENTRO DE SAÚDE DE MARVILA
BAIRROS DO VALE DE CHELAS 2: O SONHO DA HABITAÇÃO
CAMINHADA CULTURAL
31 maio, 14h30
Amendoeiras, Loios, Flamenga e antigo Bairro do Relógio
O Plano de Urbanização de Chelas despontava em Marvila quando Abril chegou. Casas vazias que aguardavam forças extintas do regime foram o sonho realizado, num rastilho de ocupações que chamou multidões mal alojadas de toda a Lisboa. Descolonizava-se, e Marvila acolheu o melhor que pôde. Reordenava-se a cidade, e Marvila alojou e realojou, como veremos. Histórias de casas e daqueles que as sonharam, do estirador até à chave na mão.
ENCONTRO: ESCOLA SECUNDÁRIA D. DINIS
Informações e marcações: 218 170 593 ou visitas.comentadas@cm-lisboa.pt