Mots et Maux de Femmes/Exposition À Travers Elles

Mots et Maux de Femmes é uma exposição itinerante que quebra o tabu em torno da violência contra as mulheres. Todos os dias, em todo o mundo, milhares de mulheres, crianças e homens são vítimas de violência.
Muitas vezes, essas tragédias permanecem invisíveis, escondidas atrás de paredes, silêncios e medos. É hora de abrir os olhos, ouvir, perceber e agir.
Através de trinta painéis, imagens poderosas e intransigentes, testemunhos, e ferramentas pedagógicas, esta exposição revela o mecanismo de controle, o ciclo das violências, o assédio cibernético e os feminicídios.
Ao mesmo tempo acontece a projeção do filme Julie se tait (Julie Zwijgt) que é sobre a Julie, uma estrela de uma academia de ténis de elite e cuja vida gira exclusivamente em torno deste desporto que ela adora. Quando o seu treinado é comprometido e suspenso, todos os jogadores do clube são incentivados a testemunhar, mas Julie decide ficar calada, mas ao permanecer calada, ela obriga o mundo a ouvir.
O filme belga apresentou a sua candidatura à Academia dos Óscares.
Filme em francês e neerlandês, legendado em português.
Na Exposition à Travers Elles de Carole Mathieu Castelli 17 atrizes interpretam o trajeto de mulheres vítimas de violência.
Com Victoria Abril, Rachida Brakni, Cécile Cassel, Stéfi Celma, Lola Dewaere, Arielle Dombasle, Françoise Fabian, Alexandra Lamy, Anne Marivin, Sara Martins, Mathilda May, Anna Mouglalis, Anne Parillaud, Natacha Régnier, Alice Taglioni, Sylvie Testud e Elsa Zylberstein.
Marcação prévia em invitations.lisboa@diplobel.fed.be
Local: