MOTELX 2025
19.ª edição

A 19.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa apresenta uma vasta programação aterrorizante com mais de 180 filmes.
O cinema português está em destaque com as estreias mundiais de Sombras, de Jorge Cramez, A Pianista, de Nuno Bernardo e Crendices – Quando o Medo Vem das Crenças, do grupo humorístico madeirense 4Litro. Há ainda 12 filmes em competição para a Melhor Curta de Terror Portuguesa e o regresso do prémio para Melhor Guião de Terror Português.
O foco em torno da representação da mulher no cinema, a homenagem às mulheres pioneiras na indústria do entretenimento e a celebração dos novos talentos femininos do terror contemporâneo concretizam-se através do Prémio Noémia Delgado para Mulheres Notáveis no Terror. Na sua primeira edição o prémio é atribuído a Gale Anne Hurd, produtora americana de filmes como Exterminador Implacável, Aliens, O Abismo, entre outros. E através do ciclo O Baile das Bruxas que destaca a figura da feiticeira pagã e da mulher insubmissa.
Nas estreias internacionais destaque para: The Ice Tower, da francesa Lucile Hadžihalilović, protagonizado por Marion Cotillard; Opus que estreou em Sundance e que conta com Ayo Edebiri, John Malkovich e Juliette Lewis; e A Useful Ghost, de Ratchapoom Boonbunchachoke, que estreou mundialmente na Semana da Crítica de Cannes, onde conquistou o Grande Prémio.
Programação aqui
Local:
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.