Maria da Fonte
Augusto Machado/Ricardo Neves-Neves

O Laboratório de Ópera Portuguesa – criado o ano passado e sediado no CCB – apresenta a opereta de natureza cómica e satírica Maria da Fonte. Escrita por Augusto Machado a partir de um libreto original de Batalha Reis, Gervásio Lobato e João Francisco de Eça Leal, Maria da Fonte estreou no Teatro da Trindade em 1879.
A partir dos manuscritos originais da opereta, em posse da Biblioteca Nacional de Portugal, foi realizada uma edição musical moderna pelo maestro João Paulo Santos, diretor musical do projeto. O libreto original não chegou aos nossos dias, pelo que Ricardo Neves Neves, encenador do espetáculo, foi convidado a elaborar um libreto a partir das partes que constam da versão musical.
A opereta é uma comédia em 3 atos, escrita em português, e será interpretada por oito solistas, coro e orquestra.
Este espetáculo está integrado numa programação especial que decorre de 5 a 12 de novembro, e que inclui uma conferência sobre o papel da mulher na história portuguesa (8 a 12 de novembro).
14 nov: 10h30 (sessão para escolas, pessoas seniores, surdas, cegas ou com baixa visão) | marcações: bilheteira@ccb.pt
Ambas as sessões com audiodescrição, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendadas em português.
Ficha técnica:
Libreto moderno e encenação - Ricardo Neves-Neves
Direção musical e edição de partitura - João Paulo Santos
Solistas: Cátia Moreso (Maria da Fonte), Luís Rodrigues (Abade Cortições), Marco Alves dos Santos (Ludovino), Eduarda Melo (Joana), Inês Simões (Perpétua), André Henriques (Onofre), Tiago Matos (Vilar) e João Merino (Aniceto)
10 € a 112 €
Local: