Luísa Correia Pereira

Possibilidades de expressão. Obras da Coleção da CGD

artes
24 setembro a 28 dezembro 2025
vários horários
Panteão Nacional
Luísa Correia Pereira

A Culturgest regressa ao trabalho de Luisa Correia Pereira (1945-2009), na altura em que se assinalam os 80 anos do seu nascimento, fazendo uma seleção das suas obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e apresentando uma exposição no Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia.

Considerada um nome maior – mas tardiamente descoberto – na história da arte contemporânea portuguesa, Luisa Correia Pereira nasceu e faleceu em Lisboa, tendo vivido também no Rio de Janeiro e, mais tarde, em Paris, de onde voltou no ano da revolução de Abril.

Foi nesse início dos anos 70 que criou o que agora se mostra no Panteão, explorando técnicas de impressão como grattage, monotipia, xilogravura, água-forte e água-tinta.

A sua obra gráfica, sublinha-se na exposição, “reflete uma liberdade de criação e de imaginação invulgar nas formas, nas cores e nas narrativas que representa” e “revela a exaltação do espírito, a alucinação, o entusiasmo contagiante e a celebração da vida, através de um alfabeto e de uma linguagem muito próprios”.

 

Terça a domingo, das 10h às 18h


Local:

Campo de Santa Clara 218 854 820