LEFFEST – Lisboa Film Festival

2025

cinema
7 novembro a 16 novembro 2025
vários locais
LEFFEST – Lisboa Film Festival

O melhor cinema contemporâneo é exibido na 19.ª edição do LEFFEST que, este ano, decorre em Lisboa e na Amadora. Estreias, quatro retrospetivas, novos realizadores e cineastas consagrados, cinema da Ásia Central e Espanha, exílios, revoluções e homenagens, são os grandes destaques do festival.

São 12 as longas-metragens de jovens realizadores e cineastas consagrados que competem lado a lado. Destaque para Entroncamento, do português Pedro Cabeleira, onde uma jovem luta para ultrapassar um passado turbulento. De salientar também: Blue Moon, de Richard Linklater, que em Berlim venceu o Urso de Prata para Melhor Interpretação Secundária; Songs of Forgotten Trees, da realizadora indiana Anuparna Roy, que arrecadou no Festival de Veneza o prémio de Melhor Realização, na Competição Orizzonti; e The President’s Cake, de Hasan Hadi, uma fábula moral que dá a conhecer o Iraque dos anos de 1990.

Um dos momentos de maior expectativa do festival são as várias obras, produzidas mundialmente, exibidas em antestreia. Entre elas está o filme de abertura Father Mother Sister Brother, uma comédia sobre relações familiares, de Jim Jarmusch, que venceu o Leão de ouro, em Veneza. Também The Chronology of Water, que marca a estreia da atriz Kristen Stewart na realização, é apresentado nesta secção. Destaque ainda para a trilogia Sex, Dreams, Love, do norueguês Dag Johan Haugerud, que exibe três filmes independentes sobre desejo, identidade e liberdade. Por fim, o trabalho de dois cineastas portugueses é antecipado neste programa: As Meninas Exemplares, de João Botelho, e Maria Vitória, de Mário Patrocínio.

Quatro retrospetivas estão programadas nesta edição. Isabel Ruth, rosto do Cinema Novo português, e Miranda Richardson, com uma carreira na representação que atravessa estilos, géneros e meios, são ambas homenageadas. Também Wagner Moura, ator brasileiro que recentemente conquistou o Prémio de Melhor Ator, em Cannes, com o filme O Agente Secreto (2025), de Kleber Mendonça Filho, é agraciado como símbolo do cinema brasileiro contemporâneo. Hal Hartley, realizador de cinema independente americano, é outra das figuras a quem o festival dedica uma retrospetiva. O cineasta apresenta ainda nesta edição o seu mais recente filme, Where to Land, que integra a secção competitiva.

O foco incide sobre cinema da Ásia Central. O programa apresentado tem curadoria de Gulnara Abikeyeva e Julia Kim e exibe 12 filmes do Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tajiquistão. Uma retrospetiva de obras diversas e poderosas, com início nas Novas Vagas dos anos de 1980 até à atualidade. Abre com uma obra cazaque The Needle (1988), de Rashid Nugmanov, um filme emblemático para a antiga União Soviética ao anunciar o fim de uma era. Destaque também para a exibição da obra histórica The Fall of Otrar (1991), de Ardak Amirkulov, restaurado recentemente, e para o novíssimo Mergen (2025), de Chingiz Narynov, um thriller místico e psicológico passado no Quirguistão.

Programação integral aqui

Local:

Avenida 5 de Outubro 42B 213 574 362 medeiafilmes.com

espaconimas@gmail.com

Av. Eng. Duarte Pacheco, 103 707 246 362 https://cinemas.nos.pt/

Amoreiras Shopping Center

Cinema São Jorge

cinema, equipamento municipal
Avenida da Liberdade, 175 213 103 400 http://cinemasaojorge.pt

Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.