Julião Sarmento
Take 1

Inaugura no próximo dia 4 de junho o Pavilhão Julião Sarmento, um novo museu na cidade de Lisboa com uma escala compacta e intimista e uma vertente programática diferenciadora e com vocação internacional.
O edifício Pavilhão Julião Sarmento resulta da recuperação e adaptação de um antigo armazém de alimentos num centro de arte contemporânea concebido pelo Arquiteto João Luís Carrilho da Graça.
Acolhe a coleção do artista Julião Sarmento (Lisboa,1948-2021), âncora de uma programação multidisciplinar em que se cruzam linguagens das artes plásticas, do cinema, da performance, entre outras, guiada pelas palavras de Sarmento: Uma obra de arte deve sobretudo interrogar mais do que fazer afirmações.
A exposição inaugural, Take 1, apresenta uma seleção de obras da coleção de Sarmento e parte de uma metáfora cinematográfica – a “primeira tomada” – para assinalar o início de um percurso expositivo que se desdobrará em múltiplas leituras.
A mostra propõe dois grandes núcleos temáticos: Arte e Vida, centrado na amizade, amor, partilha e celebração entre artistas; e espaço e arquitetura, revelando o fascínio do artista pelo habitar, pela construção do desenho arquitetónico e pela materialidade.
Entre os artistas representados encontram-se nomes fundamentais da arte contemporânea internacional como Marina Abramović, Ernesto Neto, Robert Morris, Juan Muñoz, Cristina Iglesias, Rui Chafes, Richard Long, Lawrence Weiner, Ângela Ferreira, John Baldessari, Rita McBride, entre muitos outros.
A coleção, marcada pela proximidade afetiva e por trocas entre pares, reflete um entendimento profundo da arte enquanto campo expandido de relações artísticas.
Terça domingo, das 11h às 19h
Ficha técnica:
Curadoria de Isabel Carlos
Local: