José de Guimarães

Modos de ver – Camões III

artes
27 novembro 2025 a 15 março 2026
vários horários
Panteão Nacional
José de Guimarães

No âmbito das celebrações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, o Panteão Nacional apresenta, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, a tapeçaria Camões III, da autoria de José de Guimarães.

A obra evoca a figura maior da literatura portuguesa – homenageada no monumento através de um cenotáfio – reinterpretando-a através da linguagem plástica tão característica do artista, marcada pela síntese simbólica, pela cor e pela dimensão mítica do imaginário cultural.

Produzida na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Camões III integra habitualmente a sala de reuniões do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, sendo esta exposição uma oportunidade rara de aproximação do público à obra.

Instalada na Nave Central do Panteão Nacional, a tapeçaria convoca um diálogo entre memória, representação e património cultural, reaproximando Camões da sua presença pública e coletiva.

Terça a domingo, das 10h às 18h


Local:

Campo de Santa Clara 218 854 820