José Afonso, ao vivo nos Coliseus, 1983

TEP e Gonçalo Amorim

teatro
11 dezembro a 13 dezembro 2025
qui: 21h; sex: 21h; sáb: 19h
Culturgest
José Afonso, ao vivo nos Coliseus, 1983

Em 1983, José Afonso, já gravemente debilitado pela doença que o levaria à morte quatro anos depois, subiu aos palcos dos coliseus de Lisboa e do Porto para os seus últimos concertos. O concerto de Lisboa, registado pela RTP, tornou-se um marco na memória coletiva portuguesa. 

José Afonso, ao vivo nos Coliseus, 1983 é um espetáculo que entrelaça música, teatro, performance e poesia. Não pretende reconstituir-se o concerto original, mas sim reinterpretar o legado de Zeca. O espetáculo parte do adeus simbólico que esses concertos representaram — não só o adeus de um artista, mas também o fim de uma era. Com a despedida de José Afonso, Portugal parecia também dizer adeus à utopia de Abril, num tempo em que o país se preparava para novas transformações

Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição a 13 de dezembro.


Ficha técnica:

Teatro Experimental do Porto. Textos de Lígia Soares, Marta Figueiredo, Miguel Cardoso, Rui Pina Coelho e Susana Moreira Marques; encenação de Gonçalo Amorim; direção musical de Mariana Leite Soares e Pedro João; com Catarina Chora, Catarina Carvalho Gomes, Inês Salvado, Mariana Leite Soares, Pedro João, Xosé Lois Romero, Hugo Inácio e Josué.


16 € - preço normal (ver descontos aplicáveis)

Local: