In memoriam Luís Lucas

cinema
15 outubro a 17 outubro 2025
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
In memoriam Luís Lucas

Luís Lucas foi uma presença assídua e inesquecível nos palcos e no grande ecrã. Colaborou de perto com Luis Miguel Cintra e Jorge Silva Melo (integrou a equipa da Cornucópia em 1977), deu corpo e voz a várias personagens marcantes do cinema nacional, tais como o Cabo Brito em NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR de Manoel de Oliveira, João em O BOBOde José Álvaro Morais e, claro, Django em DINA E DJANGO. (…)

Na Cinemateca, a sua presença foi sempre notada no grande ecrã, como esse ator maior do nosso cinema, mas também nas fileiras das salas, enquanto espectador frequente das nossas sessões. Uma parte importante do seu trabalho no cinema apresenta-se plasmada nas páginas de catálogos recentemente editados, tais como aqueles que foram dedicados às obras de Luis Miguel Cintra, João Botelho, Solveig Nordlund, Jorge Silva Melo, Monique Rutler e Eduardo Geada. (Cinemateca Portuguesa)

Programa:

15 out: 19h00
NA LAVIMPA (EXCERTO)
Da 1.ª turma da Escola de Cinema do Conservatório Nacional, com Luís Lucas
Portugal, 1974 – 10 min
DINA E DJANGO
De Solveig Nordlund, com Maria Santiago, Luís Lucas, Manuela de Freitas, Sinde Filipe, João Perry
Portugal, 1981 – 76 min | duração total da projeção: 110 min | M/12
Sessão com apresntação

17 out: 19h30
PASSAGEM OU A MEIO CAMINHO
De Jorge Silva Melo, com Luís Lucas, Diogo Dória, João Pinto Nogueira, Teresa Crawford, João Guedes, Glicínia Quartin, Isabel de Castro, Gina Santos
Portugal, 1980 – 85 min | M/12

Local: