In memoriam Diane Keaton

cinema
3 novembro a 26 novembro 2025
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
In memoriam Diane Keaton

Todos a lembram imediatamente como um raio de luz no cinema de Woody Allen, o contraponto humano para os pequenos monstros neuróticos que Allen criava para si próprio. Annie Hall, claro, que até tem como título o nome da personagem interpretada por Keaton, será o momento mais célebre e mais luminoso das várias colaborações entre os dois (…).

Apesar da proeminência, seria curto resumir a carreira de Diane Keaton ao estatuto de perfeita “sidekick” de Woody Allen. Essa é apenas uma faceta da carreira da atriz, mas também, sobretudo, uma faceta de uma persona que não se deixa definir assim tão facilmente. (…)

A partir dos anos 80, Keaton moldou ainda outra faceta para a sua persona, nos papéis de “mulher de meia-idade”, quase sempre em convivência com a comédia romântica e num modelo (apenas semi-caricatural) em vizinhança com uma elegância “burguesa” plenamente assumida (os filmes dos “clubes”: First Wife’ s Club, Book Club). (…) Homenageamo-la com Annie Hall (claro!), com um representante dessa elegância tardia, madura (Morning Glory), e com um filme que realizou (Hanging Up), aliás, a derradeira das suas experiências atrás da câmara. Cinemateca Portuguesa

3 nov: 19h30 | 7 nov: 19h0
HANGING UP/ Linhas Cruzadas
De Diane Keaton, com Diane Keaton, Meg Ryan, Lisa Kudrow, Walter Matthau
Estados Unidos, 2000 – 94 min / legendado em português | M/12

24 nov: 19h30 | 28 nov: 19h
ANNIE HALL
De Woody Allen, com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Paul Simon, Carol Kane,
Shelley Duvall, Christopher Walken
Estados Unidos, 1977 – 93 min / legendado em português | M/12

26 nov: 15h30
MORNING GLORY/ Manhãs Gloriosas
De Roger Michell, com Rachel McAdams, Harrison Ford, Diane Keaton, Patrick Wilson, Jeff Goldblum
Estados Unidos, 2010 – 107 min / legendado em português | M/12

Local: