Imagens Intangíveis

As Carpintarias de São Lázaro recebem a exposição coletiva Imagens intangíveis com curadoria de Filippo De Tomasi, Isabel Stein e Maura Grimaldi.
A mostra é composta por obras que lidam com a projeção luminosa fixa fotográfica, desde diapositivos até lanternas óticas. Este enfoque relaciona-se com as investigações curatoriais e artísticas dos três organizadores, destacando nove artistas atuantes em Portugal de diferentes gerações e com abordagens temáticas distintas.
A exposição aborda desde o questionamento da função normativa dos aparatos óticos, até questões como: memória, arquivo, fabulação, performatividade e obsolescência dos dispositivos. Sendo assim, as experiências do espetador refletem uma pluralidade de interpretações e leituras feitas pelos artistas, não existindo um percurso unívoco.
Ademais, a necessidade de pensar sobre a dimensão da projeção luminosa no âmbito fotográfico surgiu da percepção de que, apesar de haver uma profícua produção plástica em território português relacionada à temática, pouco se produziu de conteúdo crítico e curatorial em língua portuguesa a esse respeito.
Por fim, estão previstas atividades paralelas abertas ao público: visita guiada com os curadores da mostra, conversa com parte dos artistas programados e uma oficina de caráter educativo voltada ao público infantojuvenil.
Quinta a domingo, das 12h às 18h
Nos dias 18 e 19 de setembro a exposição estará fechada
Ficha técnica:
Artistas: Carla Cabanas, Henrique Pavão, Hugo de Almeida Pinho, Mariana Caló & Francisco Queimadela, Maura Grimaldi, Noé Sendas, Nuno Vicente e Tânia Dinis
Curadoria de Filippo de Tomasi, Isabel Stein e Maura Grimaldi
Local: