Guy Debord – Todos os filmes

Hurlements en Faveur de Sade, filme sem imagens datado de 1952 cuja primeira projeção pública seria interrompida com violência pelos espectadores, é a primeira obra cinematográfica do muito jovem Guy Debord (1931-1994), revelando como quem elegeu a revolução permanente como modo de vida cedo se serviu do cinema para levar o seu combate ao ecrã. Um filme letrista que sucede ao mítico Traité de Bave et d’Étérnité, manifesto por um “cinema discrepante” realizado por Isidore Isou em 1951, que teve uma influência determinante sobre Debord antes de este se afastar do movimento letrista para fundar a Internacional Situacionista em 1957.
No contexto da sua crítica ao “espetáculo” e ao seu “sistema geral de ilusões” que se insinuava em todas as esferas da sociedade e que conheceria o seu apogeu com a edição de La Société du Spectacle (1967) e com a posterior versão filmada (1973), o cinema é considerado por Guy Debord como uma “arte ultrapassada” e um produto das circunstâncias em que surgiu. (Cinemateca Portuguesa)
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Programa:
GUY DEBORD 1
Urros a Favor de Sade | 1952, 64’
Sobre a Passagem de Algumas Pessoas Através de uma Breve Unidade de Tempo | 1959, 20’
Crítica da Separação | 1961, 20’
GUY DEBORD 2
A Sociedade do Espectáculo | 1973, 91’
Refutação de Todos os Juízos, Tanto Elogiosos como Hostis, Até Aqui Pronunciados Sobre o Filme “A Sociedade do Espectáculo” | 1975, 22’
GUY DEBORD 3
In girum imus nocte et consumimur igni (Movemo-nos na noite sem saída e somos devorados pelo fogo) |1978, 100’
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