Correspondências

artes
22 outubro a 31 dezembro 2025
vários horários
Galeria Ratton
Correspondências

Com Correspondências comemoramos 38 anos de caminho, festejando este projecto iniciado em 1987 por Ana Maria Viegas ao qual me juntei definitivamente em 2006 mergulhando de corpo inteiro, porque só assim era possível acompanhar na continuidade a dedicação sem limite e de entrega total.

Esta exposição poderia ter outro nome Correspondências e Cumplicidades, e claro está, sempre no Azulejo, porque é sempre no e com o azulejo que vamos construindo este grande Mural no Tempo, provocando diálogos entre gerações e expressões artísticas.

Com a “Anunciação” primeiro painel de Graça Morais de 1989, convidámos Virgínia Fróis, artista ceramista com quem há muito tempo queríamos trabalhar, que nos permite este mágico diálogo com duas peças “Ovo” e “Fuso” trazendo para as três dimensões o imaginário de um começo – que se constrói vindo da terra misturada com o ar, a água e o fogo que congrega. 

“Meninas a subir às árvores” painel de Menez de 1990, volta a ligar-nos à terra que nos dá o alimento. A apanha dos frutos que a terra nos oferece e os tanques da agua que vai faltando, lembra-nos a importância dos elementos fundamentais à vida.

“Cães”, painel original de Graça Morais de 1997 e “Caracóis”, azulejos múltiplos de Júlio Pomar de 1993, permitem-nos regressar a Pedro Tamen, voltando a mostrar os seus poemas em diálogo estreito com os azulejos de Graça Morais e Júlio Pomar.

Festejamos entre amigos este aniversário ao som da flauta do “Palhaço” primeiro painel de Júlio Pomar e dos improvisos na guitarra do nosso amigo Rogério Pires porque aqui acontecem sempre as Cumplicidades.

Tiago Montepegado

Segunda a sexta, das 10h às 13h30/15h às 19h


Local: