Cláudia Guerreiro e Filipe Romão

Por um fio

artes
27 maio a 19 julho 2025
vários horários
Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo
Cláudia Guerreiro e Filipe Romão

A exposição de artes plásticas aqui apresentada pelos artistas Cláudia Guerreiro e Filipe Romão, foi tecida por um sem número de fios que tiveram origem nesses ensejos, veredas e ligações.

Ao contrário do que, normalmente, significa a expressão Por um fio, neste contexto ela assume uma conotação dupla: representando tanto o que se perde como o que se pode ganhar quando está suspenso ou unido por um fio, respectivamente.

Foi essa relação dupla que tanto Cláudia Guerreiro, como Filipe Romão estabeleceram com a colecção do Museu Arqueológico do Carmo, interligando as criações que apresentam nesta exposição com algumas das peças expostas nas salas 1, 2, 3 e 4. Citando John Berger “A forma como vemos as coisas é afectada pelo que conhecemos ou por aquilo em que acreditamos.

(…) Nunca nos limitamos a olhar para uma coisa: estamos sempre a olhar para a relação entre as coisas e nós mesmos. A nossa visão é continuamente activa, move-se incessantemente (…), mesmo que não tenhamos consciência desse facto. Assistimos assim a uma reciprocidade entre o olhar do artista sobre algumas peças do MAC e o seu edifício, e as obras de arte criadas para esta exposição.(…)

Célia Nunes Pereira

 

 

 

 

Segunda a sábado, das 10h às 18h


Ficha técnica:

Curadoria de Célia Nunes Pereira

Local: