As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 20 de novembro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para o primeiro filme a solo de João Miller Guerra, Complô, um documentário sobre Bruno, mais conhecido como “Ghoya”, rapper crioulo e ativista político. De salientar também a estreia de Sex, o primeiro filme da trilogia Sex, Dreams, Love do realizador norueguês Dag Johan Haugerud, sobre o desejo, a identidade sexual e o anseio por liberdade.
Complô
De João Miller Guerra
POR, 2025, 85 min., M/14
Documentário sobre Bruno que também é “Ghoya”, rapper crioulo e ativista político. Órfão de um país onde nasceu, órfão do Estado. Encarcerado metade da sua vida, sempre livre.
Sex
De Dag Johan Haugerud, com Jan Gunnar Røise, Thorbjørn Harr
NOR, 2024, 118 min., M/14
Dois limpa-chaminés, ambos em casamentos heterossexuais convencionais, vêem abaladas as suas ideias sobre sexualidade e género: um tem uma relação sexual com outro homem, mas não a interpreta como infidelidade ou sinal de homossexualidade; o outro é perturbado por sonhos recorrentes em que aparece como mulher, o que o leva a questionar até que ponto a identidade é moldada pelo olhar dos outros, e que partes de si mesmo terá reprimido. O filme faz parte da trilogia Sex, Dreams, Love.
Pequenos Clarões
De Pilar Palomero, com Patricia López Arnaiz, Antonio de la Torre, Marina Guerola, Julián López
ESP, 2024, 101 min., M/12
A vida de Isabel sofre uma reviravolta inesperada quando a sua filha Madalen lhe pede que visite regularmente Ramón (o seu ex-marido e pai de Madalen), que está doente. No entanto, após quinze anos de separação, surgem ressentimentos que Isabel julgava ultrapassados e com os quais terá de lutar para cuidar de Ramón.
Keeper – Para Sempre
De Osgood Perkins, com Tatiana Maslany, Rossif Sutherland, Claire Friesen
CAN, 2025, 99 min.
Numa cabana isolada, um casal celebra o seu aniversário de casamento. O que deveria ser um momento romântico transforma-se em terror quando forças sombrias emergem, revelando segredos obscuros do local.
A Minha Amiga Eva
De Cesc Gay, com Nora Navas, Francesco Carril, Juan Diego Botto, Àgata Roca
ESP, 2025, 99 min., M/12
Eva é uma mulher de 50 anos, casada há mais de vinte anos e com dois filhos adolescentes. Durante uma viagem de negócios a Roma, Eva percebe que quer voltar a apaixonar-se antes que seja “tarde demais”. De regresso a Barcelona, Eva inicia uma nova vida, solteira e aberta ao jogo da sedução e do romance.
Sorry, Baby
De Eva Victor, com Victor, Naomi Ackie, Louis Cancelmi
EUA, 2025, 104 min., M/14
Aconteceu algo de mau à Agnes. Mas a vida continua — pelo menos para todos à sua volta.
Wicked – Pelo Bem
De Jon M. Chu, com Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jonathan Bailey
EUA/Reino Unido, 2025, 138 min.
Elphaba, a futura Bruxa Má do Oeste, e a sua relação com Glinda, a Bruxa Boa do Norte. A segunda parte de uma adaptação cinematográfica em duas partes do musical da Broadway.
Anjo da Sorte
De Aziz Ansari, com Keanu Reeves, Seth Rogen, Keke Palmer
EUA, 2025, 98 min., M/12
Um anjo bem-intencionado, mas algo incapaz, chamado Gabriel, intromete-se na vida de um trabalhador independente em dificuldades e de um rico capitalista de risco.
Sisu – A Estrada da Vingança
De Jalmari Helande, com Jorma Tommila, Richard Brake, Stephen Lang
EUA, 2025, 90 min.
De regresso à casa onde a sua família foi brutalmente assassinada durante a guerra, “o homem que se recusa a morrer” desmonta-a e carrega-a num camião, determinado a reconstruí-la num lugar seguro, em homenagem à família. Quando o comandante do Exército Vermelho que matou a sua família regressa, decidido a terminar o trabalho, uma perseguição implacável e de tirar o fôlego inicia-se.
O Natal dos Animais
De Caroline Attia, Camille Almeras, Haruna Kishi, Ceylan Beyoglu, Olesya Shchukina, Natalia Chernysheva
FRA/ALE, 2024, 72 min., M/3
Cinco histórias encantadoras que dão vida à magia do Natal. Seis realizadoras inspiradas por técnicas como a gravura, a aguarela e a linogravura, criam universos visuais ricos e cintilantes.