As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 23 de outubro

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para duas estreias portuguesas: As Aves, de Pedro Magano, um filme que cruza mito e filosofia e é inspirado no conto A Morte, o Tempo e o Velho, de Mia Couto, que narra a história de um Velho que procura a Morte para se aliviar do fardo da vida, e na peça clássica As Aves de Aristófanes, que critica o estado da sociedade ateniense moldada pela corrupção; e para O Velho e a Espada, de Fábio Powers, um filme assumidamente de série B que mistura comédia, drama e ação. De salientar ainda Os Novos Vizinhos, de André Téchiné, um retrato da França contemporânea que aborda o tema da violência policial.
As Aves
De Pedro Magano, com Gustavo Sumpta, Mafalda Rocha
POR, 2025, 73 min., M/12
Isolado numa ria morta de margens lamacentas, vive um velho que odeia os deuses e cuja única companhia é uma caturra que mantém aprisionada numa gaiola, com quem desabafa os seus sonhos de escapar da rotina e fundar uma cidade onde humanos e aves vivam livres. Quando a Morte e o Tempo surgem inesperadamente a bordo de um moliceiro, as suas existências cruzam-se num jogo de poder e mistério. Inspirada no conto A Morte, o Tempo e o Velho de Mia Couto e na peça As Aves de Aristófanes, esta é uma fábula que explora a relação entre humanos, deuses e o tempo, os ciclos da vida e a busca pela liberdade.
O Velho e a Espada
De Fábio Powers, com Luís Aleluia, Tânia Bento, António da Luz
POR, 2024, 63 min., M/12
Das assombradas florestas da Beira Baixa nasce uma energia maléfica – a única esperança da humanidade é um reformado da construção civil, uma garrafa de vinho, uma Zundapp 50 e uma espada possuída pelo espírito de um estranho demónio.
Os Novos Vizinhos
De André Téchiné, com Isabelle Huppert, Hafsia HerziNahuel, Pérez Biscayart
FRA, 2024, 85 min., M/12
Lucie é uma agente científica forense. O seu quotidiano é perturbado pela chegada, ao bairro onde mora, de um jovem casal, pais de uma menina. À medida que se afeiçoa aos novos vizinhos, descobre que o pai é um ativista anti polícia. Lucie enfrenta um conflito moral entre a sua consciência profissional e a amizade que está a criar com a família.
Springsteen: Deliver Me from Nowhere
De Scott Cooper, com Jeremy Allen White, Jeremy Strong, Paul Walter Hauser
EUA, 2025, 120 min., M/12
O filme narra a produção do álbum Nebraska de Bruce Springsteen, de 1982, quando ele era um jovem músico à beira do estrelato global, lutando para conciliar as pressões do sucesso com os fantasmas do seu passado.
Shell
De Max Minghella, com Elisabeth Moss, Kate Hudson, Kaia Gerber
EUA, 2025, 100 min., M/12
Desesperada por recuperar a sua carreira, a outrora adorada atriz Samantha Lake é atraída para o mundo glamoroso da guru do bem-estar Zoe Shannon — apenas para descobrir uma verdade monstruosa por baixo da sua superfície perfeita.
A Minha Amiga Eva
De Cesc Gay, com Nora Navas, Rodrigo de la Serna, Juan Diego Botto
ESP, 2025, 100 min., M/12
Uma mulher de 50 anos abandona a família para seguir uma última oportunidade de romance. A sua decisão põe à prova os laços com aqueles que ama.
O Nosso Sonho
De Pascal Plisson
FRA, 2023, 96 min.
Quem disse que viver com uma deficiência significa renunciar dos maiores sonhos? Um pouco por todo o mundo, Pascal Plisson foi ao encontro de Xavier, Charles, Antonio, Maud, Nirmala e Khendo, crianças extraordinárias que provam que o amor, a educação inclusiva, o humor e a coragem podem mover montanhas, e que o destino, por vezes, está cheio de surpresas.
Sempre Tu
De Josh Boone, com Allison Williams, Mckenna Grace, Dave Franco
EUA, 2025, 116 min.
A história de Morgan Grant e da sua filha Clara, que têm de lidar com as consequências de um acidente devastador. À medida que os segredos de família vêm à tona e uma traição inesperada é revelada, mãe e filha confrontam o passado, para construírem um futuro melhor.
Chainsaw Man – O Filme – Reze Arc
De Tatsuya Yoshihara, com (vozes) Kikunosuke Toya, Tomori Kusunoki, Shôgo Sakata
JAP, 2025, 99 min.
Denji é um adolescente que vive na pobreza com o seu companheiro, o Demónio Motosserra chamado Pochita. Oprimido pela dívida deixada pelo seu falecido pai, Denji luta para sobreviver, caçando e recolhendo corpos de demónios juntamente com Pochita para a pagar. No entanto, a sua vida dá uma reviravolta trágica quando é traído e brutalmente assassinado.
Heidi e o Lince da Montanha
De Toby Schwarz, Aizea Roca Berridi, com Peter Dollinger, Tess Meyer, Marcus Sauermann
ALE/BEL/ESP, 2025, 75 min., M/6
Heidi resgata uma cria de lince ferida e cuida dela. Quando as traquinices da cria atraem atenções indesejadas, Heidi vê-se obrigada a devolvê-la à família. É o início de uma aventura nos Alpes Suíços, onde há vários perigos naturais, inimigos inesperados e grandes amizades.
O Fantasma de Canterville
De Kim Burdon, Robert Chandler
IND/EUA/REino Unido, 2025, 85 min.
Uma família americana muda-se para a tranquila mansão londrina de Canterville, mas rapidamente descobre que é assombrada por um fantasma. Sir Simon de Canterville assombra a mansão há mais de 300 anos, mas encontra um fantasma à sua altura quando tenta assustar os recém-chegados.