As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 2 de outubro

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para Lavagante, de Mário Barroso, inspirado na novela homónima de José Cardoso Pires. O filme começou por ser um projeto de António-Pedro Vasconcelos, cuja morte inesperada levou o produtor Paulo Branco a desafiar Mário Barroso, velho amigo e cúmplice de Vasconcelos a assumir a realização da obra. Destaque também para o mais recente filme de Ethan Coen, Honey Don’t!, uma comédia de humor negro protagonizada por Margaret Qualley e Chris Evans.
Lavagante
De Mário Barroso, com Francisco Froes, Nuno Lopes, Júlia Palha, Leonor Alecrim
POR, 2025, 92 min., M/12
Inspirado na novela homónima de José Cardoso Pires, desenrola-se na Lisboa dos anos 60, cenário de um amor perigoso entre um médico com ligações discretas à resistência contra a ditadura e uma jovem enigmática e sedutora oriunda de uma família abastada, relação que é observada pelo olhar vigilante e ameaçador de um inspetor da PIDE.
The Smashing Machine: Coração de Lutador
De Benny Safdie, com Dwayne Johnson, Emily Blunt
EUA, 2025, 125 min., M/14
Biopic sobre Mark Kerr, o lendário lutador de artes marciais mistas do período mais implacável da UFC (Ultimate Fighting Championship), que, no auge da sua carreira, enfrenta uma batalha interior marcada pela pressão da vitória, o vício dos opiáceos, o amor e a fragilidade das amizades.
Lumière, a aventura de uma vida
De Thierry Frémaux
FRA, 2024, 104 min., M/12
A continuação de Lumière! revela outra centena de filmes dos irmãos Lumière, imaculadamente restaurados. Este novo filme pretende explorar de forma mais aprofundada a história da invenção do cinema e confirmar que as raízes dos melhores e mais belos filmes da história do cinema estão nas suas origens.
Honey Don’t!
De Ethan Coen, com Margaret Qualley, Aubrey Plaza, Charlie Day, Chris Evans
EUA/Reino Unido, 2025, 88 min., M/14
A morte de uma jovem de Bakersfield levanta suspeitas a Honey o’donahue, uma investigadora privada de uma pequena cidade, que averigua uma série de mortes estranhas ligadas a uma igreja misteriosa.
Dora: Numa aventura mágica sob o mar
De George Chialtas, Allan Jacobsen
EUA, 2025, 55 min., M/3
Depois de tocarem um charango mágico, a Dora e o Botas transformam-se em sereias e vivem uma série de aventuras submarinas incríveis com a sua nova amiga, Marisol, a Sereia, e a sua melhor amiga, a golfinho Rosa!