As estreias da semana
Nos cinema a partir de 31 de julho

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para Sirât, de Oliver Laxe, a odisseia de um pai e de um filho pelos desertos de Marrocos em busca da filha e irmã desaparecida há meses, filme sensação no último festival de Cannes, onde arrecadou o Prémio do Júri. De salientar também a coprodução Portugal/Espanha, A Quinta, de Avelina Prat, filmado no Minho e protagonizado por Maria de Medeiros. Ainda, esta semana, destaque para Até Sempre, um drama íntimo e emocional, da norueguesa Lilja Ingolfsdottir que marca a sua estreia longas-metragens.
A Quinta
De Avelina Prat, com Maria de Medeiros, Xavi Mira, Rita Cabaço, Manolo Solo
ESP/POR, 2025, 114 min., M/12
Um professor de geografia, devastado e desorientado após o desaparecimento da sua mulher, assume a identidade de outro homem, como jardineiro de uma vivenda portuguesa, onde estabelece uma amizade inesperada com o proprietário. Mergulha assim numa nova vida que não lhe pertence.
Sirât
De Oliver Laxe, com Sergi López, Bruno Nuñez Arjona, Stefania Gadda & Joshua Liam Herderson
FRA/Esp, 2025115 min., M/16
A odisseia de um pai, acompanhado do filho mais novo, que procura a filha, desaparecida há meses em raves nos desertos de Marrocos. Encontram uma troupe de ravers, com os quais seguem viagem, numa descida aos infernos.
Até Sempre
De Lilja Ingolfsdottir, com Oddgeir Thune, Helga Guren, Kyrre Haugen Sydness
NOR, 2025, 103 min, M/12
A história de Maria, uma mulher que, após uma separação inesperada, se vê forçada a repensar quem é -enquanto mulher, mãe e ser humano.
Devorar a noite
De Caroline Poggi e Jonathan Vinel, com Théo Cholbi, Erwan Kepoa Falé, Lila Gueneau Lefas
FRA, 2024, 106 min., M/16
Pablo e a sua irmã partilham um laço inquebrável graças à obsessão de ambos pelo videojogo Darknoon. Quando Pablo se apaixona pelo misterioso Night, entrega-se intensamente à relação, deixando a irmã a lidar sozinha com o iminente encerramento do refúgio digital. À medida que as decisões impulsivas de Pablo provocam a fúria de um perigoso gangue rival, o fim da sua vida virtual aproxima-se e com ele, o colapso da sua realidade.
Animale
De Emma Benestan, com Oulaya Amamra, Damien Rebattel, Vivien Rodriguez
BEL/FRA, 2024, 98 min.
Camarga, França – conhecida pelas tradicionais corridas de touros, um desafio entusiasmante e gracioso que combina agilidade e respeito entre homem e animal. Num meio dominado por homens, Nejma, de 22 anos, treina arduamente para concretizar o seu sonho de ganhar a próxima competição anual, mas as notícias de um touro violento à solta aterrorizam toda a comunidade. Há rapazes a serem mortos e ninguém sabe onde está o animal.
A Jane Austen Tramou a Minha Vida
De Laura Paiani, com Camille Rutherford, Pablo Pauly, Charlie Anson, Annabelle Lengronne
FRA, 2025, 98 min., M/12
Agathe leva uma vida de profunda solidão. O seu sonho é viver um amor semelhante ao de um romance de Jane Austen e sua aspiração máxima é tornar-se escritora. Ms os seus diassão passados a vender livros na lendária livraria britânica Shakespeare & Co, em Paris. Convidada para uma Residência Literária dedicada a Jane Austen em Inglaterra, Agathe é confrontada com as suas inseguranças que terá de ultrapassar para se tornar na romancista que sempre ambicionou ser.
Naked Gun – Aonde é Que Para a Polícia
De Akiva Schaffer, com Liam Neeson, Pamela Anderson, Paul Walter Hauser, Kevin Durand
EUA, 2025, 80 min.
Só um homem tem as habilidades necessárias para liderar a Polícia e salvar o mundo! O Tenente Frank Drebin Jr. segue os passos do seu pai em Aonde é que Para a Polícia?!.
Volta Para Mim
De Michael Philippou, com Sally Hawkins, Billy Barratt, Sora Wong
AUS/EUA, 2025, 104 min.
Dois irmãos recentemente adotados descobrem um ritual aterrorizante na casa isolada da sua nova mãe.
Os Mauzões 2
De Pierre Perifel, JP Sans, com (vozes) Tomás Alves, Manuel Marques, Tiago Retrê, Pedro Bargado
EUA, 2025, 104 min.
No novo capítulo repleto de ação da aclamada comédia da DreamWorks Animation sobre um grupo de animais fora da lei, os Mauzões, agora reformados , estão a tentar (com muita, muita força) ser bons, mas em vez disso vêem -se envolvidos num assalto de alto risco, a nível mundial, planeado por uma nova equipa de criminosos que nunca imaginaram: As Mazonas.