Arte no Feminino
Homenagem às autoras de tapeçarias de Portalegre

Todo o processo da manufatura de uma tapeçaria é realizado por mulheres, da ampliação à tecelagem, passando pela escolha de cores. Além disso, é de salientar o importante papel desempenhado, na história da Manufactura, por artistas no feminino.
Maria Keil, que, ao longo de 50 anos manteve a sua colaboração com a Manufactura; ou Vieira da Silva, que, na década de 1970, era já uma artista internacionalmente consagrada, são alguns desses nomes. Agora, com esta exposição, a Galeria Tapeçarias de Portalegre pretende homenagear o papel da mulher na criação e produção de um dos mais importantes produtos artísticos portugueses, com uma história quase centenária.
Mas Arte no Feminino deve ser, sobretudo, entendida como uma singela homenagem que a Manufactura de Tapeçarias quer prestar a todas as mulheres que com ela trabalharam e trabalham, em particular às mais de 50 artistas que, no feminino, produziram os “cartões” que deram origem a largas dezenas de obras de arte, hoje disseminadas por todo o mundo.
Terça e quinta, das 14h às 19h30
Visitas mediante marcação prévia: 961 230 586
Ficha técnica:
Artistas: Anna Christina Dryselius, Danielle Moser, Emília Nadal, Graça Morais, Henriette Arcelin, Joana Vasconcelos, Lourdes Castro, Menez, Sallete Tavares, Sonia Delaunay, Suzanne Dolech, Varvara e Vieira da Silva.
Local: