António Vasconcelos Lapa
Viagens

Exposição composta por 35 peças cerâmicas da autoria de António Vasconcelos Lapa.
O título Viagens, foi escolhido pelo artista para conferir unidade à imensa diversidade da sua obra cerâmica: painéis de azulejos, altos e baixos-relevos, peças tridimensionais de caretas risonhas, cabeças de animais, instalações que brotam dos espaços, árvores que se elevam, flora e faunas exóticas.
O visitante do museu fará uma “grande viagem” que tem início em 2001, com o nascimento do neto do ceramista, Vicente, a determinar uma viragem na sua expressividade artística, originando um mundo de fantasia, criação de um avô para alimentar a imaginação de um neto.
Num segundo momento estão as viagens que Vasconcelos Lapa fez, ao longo dos últimos anos, a florestas tropicais no sudoeste asiático, com flora e faunas exuberantes a serem replicadas por peças cerâmicas.
Partindo do espaço controlado de uma das salas, a exposição prolonga-se depois por jardins, claustros e galerias do antigo convento da Madre de Deus, reinventando áreas nobres do museu, interpelando os visitantes e interferindo no circuito de visita.
Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)
Visita orientada por Vasconcelos Lapa: 21 janeiro, às 12h (marcação prévia até às 16h da sexta feira anterior para se@mnazulejo.dgpc.pt)
Local: