AGORA – Festival Literário Infantojuvenil

De 25 e 27 de setembro tem lugar a 1.ª edição do AGORA – Festival Literário Infantojuvenil, que decorre na Biblioteca Palácio Galveias, na Assembleia da República, no CAM – Fundação Calouste Gulbenkian e na Comuna – Teatro de Pesquisa.
O AGORA tem como objetivo celebrar a infância e a juventude com o livro como protagonista e ponto de partida para inúmeras atividades, em que leitura, escrita, imaginação, criatividade, partilha, arte, cultura, espírito crítico e participação são as palavras de ordem. Um encontro para quem gosta de literatura infantil e de todo o seu imaginário. Um encontro que pretende valorizar e promover a participação das crianças e dos jovens na sociedade para um futuro melhor. Construído a partir de AGORA.
O AGORA visa retirar os livros das prateleiras e ir ao encontro do público jovem de forma a transmitir o prazer da leitura, desenvolvendo durante três dias encontros com autores, atrações literárias, como uma Festa da Leitura nas escadas da Assembleia da República, um cocktail literário no CAM – Fundação Gulbenkian, um encontro de BookTokers, na Biblioteca Palácio Galveias, um espetáculo de stand up comedy no Teatro da Comuna e, ainda, duas assembleias de crianças e de jovens na Assembleia da República, leituras encenadas e conversas estimulantes.
Um festival para crianças, jovens, pais, educadores, psicólogos, escritores de literatura infantil, ilustradores, mediadores. Três dias de conversas, livros e pessoas num encontro que não pretende viver de formalidades, mas de afetos, palavras trocadas e ideias partilhadas e que será feito com crianças e jovens e para eles.
Estão já confirmadas as presenças do Presidente da Assembleia da República José Pedro Aguiar Branco; da Comissária do Plano Nacional de Leitura Regina Duarte; da diretora executiva do teatro L.U.C.A, Susana Menezes; da jornalista Mafalda Anjos; do apresentador Pedro Miguel Ribeiro; do ator e encenador João Mota; dos escritores e das escritoras, José Luís Peixoto, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Inês Pupo, Gonçalo Pratas, Marco Neves, Sara Rodi e Katia Canton, escritora brasileira vencedora de 3 prémios Jabuti.
O AGORA é organizado pelo jurista e gestor cultural Carlos Moura-Carvalho, pela escritora Maria Inês Almeida e pela professora universitária Odete Severino Soares, que entenderam que era tempo de colocar as crianças e os jovens no centro, dando-lhes voz e protagonismo, organizando aquele que é o primeiro festival literário focado exclusivamente nas crianças e nos jovens.
A programação completa pode ser encontrada aqui.
Local:
dmc.correio@ar.parlamento.pt