Este evento já ocorreu.

Escrever às Escuras

Conferência Internacional

teatro
2 março 2021
ter: 10h30 às 17h
Escrever às Escuras

Escrever às Escuras é uma conferência internacional que aborda a crítica de artes performativas e os espetáculos para crianças e jovens.

Se é já um lugar-comum que a crítica de artes performativas está em crise e em vias de desaparecimento, a crítica a espetáculos para a crianças e jovens é praticamente inexistente.

Estas Jornadas de trabalho e reflexão visam explorar o tema da crítica especializada sobre espetáculos para públicos jovens, entendendo-a como uma forma de exercício crítico e de cidadania.

Entre outras matérias, procurar-se-á debater as seguintes questões: o teatro para a infância e juventude exige um tipo específico de crítica? O que é específico na experiência de um crítico adulto que escreva sobre espetáculos para públicos mais jovens? Que qualidade tem a experiência de um crítico adulto se o espetáculo não foi planeado para a sua faixa etária? O que implica uma crítica transgeracional e inclusiva? Quais as práticas desta crítica? Que formatos de crítica são adequados para este tipo de espetáculos? Como podem jovens e crianças desafiar, expandir e remodelar a crítica?

Participantes : Diana Damian Martin, Anette Therese Pettersen, Rui Pina Coelho

Mais informações aqui.

Sessão online, na sala Zoom do LU.CA, em inglês (posteriormente será disponibilizada gravação, legendada em português)

Participação gratuita, mediante inscrição até 26 de fevereiro para o email:
bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt


Ficha técnica:

Organização LU.CA – Teatro Luís de Camões / Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa