Lugar de Estar: O Legado Burle Marx

artes
27 novembro 2025 a 5 abril 2026
vários horários
MAC/CCB
Lugar de Estar: O Legado Burle Marx

O MAC/CCB apresenta o paisagista incontornável do modernismo brasileiro, Roberto Burle Marx; em diálogo com Fernanda Fragateiro, Filipe Feijão, João dos Santos Martins, Juan Araujo, Lourdes Castro e Mónica de Miranda.

Lugar de Estar: O Legado Burle Marx é uma exposição que toma como ponto de partida vinte e dois projetos paisagísticos para áreas públicas desenvolvidos ao longo de sete décadas por Roberto Burle Marx (1909–1994) e pelos seus colaboradores.

Considerado um dos mais inovadores paisagistas do século XX, e uma figura de referência no desenvolvimento do panorama urbano brasileiro, Burle Marx está associado ao imaginário moderno de grandes cidades como Brasília e Rio de Janeiro.

Enquanto paisagista atento às questões da botânica, aprofundou conhecimentos em torno da flora brasileira e identificou dezenas de espécies endémicas, alertando para a importância da preservação ambiental. A utilização dessas espécies nos seus projetos gerou uma linguagem moderna singular, subvertendo a geometria e organização dos jardins europeus.

As linhas simbióticas e as formas orgânicas dos seus projetos evidenciam igualmente afinidades com a arte e a arquitetura moderna. Durante mais de quarenta anos, Burle Marx foi também um defensor acérrimo dos biomas brasileiros, principalmente da Mata Atlântica, da Amazónia e do Cerrado.

Incluindo estudos de composição, croquis, desenhos, fotografias e materiais de imprensa, esta exposição desenvolve-se através de cinco eixos –  “Construir cidade e espaço público”, “Compromisso estético e ético”, “Projeto moderno”, “Ativismo ambiental” e “Património botânico” -, numa seleção que também estabelece diálogos com seis artistas que vivem e trabalham em Portugal.

Programação Paralela:
26 nov: 18h
Conversa com curadores e artistas
Com Isabela Ono (Instituto Burle Marx), Pablo Lafuente (MAM Rio), Nuria Enguita e Marta Mestre (MAC/CCB) e artistas convidados

Terça a domingo, das 10h às 18h30


Local:

MAC/CCB

museu
Praça do Império (Centro Cultural de Belém) 213 612 878 https://www.ccb.pt/macccb/