As estreias da semana
Nos cinema a partir de 6 de novembro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para A Memória do Cheiro das Coisas, de António Ferreira, uma história sobre empatia, redenção e fragilidade humana. A grande estreia da semana é o mais recente filme de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, um cruzamento entre cinema de género e filme-inquérito ambientado em 1977, no Recife, Brasil, vencedor no Festival de Cannes dos prémios de Melhor Realização, Melhor Ator (Wagner Moura), Prémio FIPRESCI e Prémio AFCA.
A Memória do Cheiro das Coisas
De António Ferreira, com José Martins, Mina Andala
POR, 2025, 96 min., M/12
Um octogenário ex-combatente da guerra colonial portuguesa vê-se obrigado a ser internado num lar, onde conhece uma auxiliar negra que cuidará dele. Aí enfrenta os fantasmas do passado e cria um vínculo inesperado com a sua cuidadora negra.
O Agente Secreto
De Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa
BRA/FRA, 2025, 160 min., M/14
Brasil, 1977. Marcelo, um especialista em tecnologia na casa dos 40 anos, está em fuga. Chega a Recife na semana do carnaval, na esperança de reencontrar o filho, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio não violento que ele procura.
O Último Suspiro
De Costa-Gravas, com Denis Podalydès, Kad Merad, Marline Canto
FRA, 2025, 100 min., M/12
Durante uma visita a um hospital parisiense, Fabrice, escritor de renome, conhece Dr. Masset, responsável do serviço de Cuidados Paliativos. Enquanto o médico lhe dá a conhecer o seu dia-a-dia através de encontros com cuidadores e pacientes, Fabrice irá experienciar um turbilhão de emoções tão avassaladoras que, mesmo para ele, será difícil encontrar palavras para descrever.
55
De Shyam Madiraju, com Emraan Hashmi, Rizwan Shaikh, Danshree Patil
EUA/IND, 2020, 100 min.
Nas sombras de Bombaim, o adolescente carteirista “55” move-se pelas ruas como uma sombra, trabalhando para um gangue impiedoso. Quando o destino o obriga a confrontar a filha de uma das suas vítimas, o jogo muda. 55 terá de decidir ser mais do que um número numa cidade de 20 milhões, numa jornada intensa de culpa, redenção e busca de identidade.
Predador – Badlands
De Dan Trachtenberg, com Elle Fanning e Dimitrius Schuster-Koloamatangi
EUA, 2025, 107 min.
Ambientado no futuro, num planeta remoto e letal, a narrativa acompanha um jovem predador marginalizado que encontra uma aliada inesperada, enquanto embarca numa perigosa jornada em busca do seu adversário definitivo.
Splitsville – Amor em Maus Lençóis
De Michael Angelo Covino, com Dakota Johnson, Adria Arjona, Kyle Marvin, Michael Angelo Covino
EUA, 2025, 100 min., M/12
Quando Ashley pede o divórcio, o pacato Carey recorre aos amigos, Julie e Paul à procura de apoio. O segredo da felicidade deste casal amigo é um casamento aberto até Carey ultrapassar os limites e colocar todos os relacionamentos do casal num verdadeiro desconforto e caos.
Bambi, Uma Vida nos Bosques
De Michel Fessler
FRA, 2024, 78 min.
Adaptado da obra Bambi: Uma Vida nos Bosques, de Felix Salten, o filme conta as aventuras de um pequeno veado, na companhia da mãe e dos animais da floresta. Bambi aventura-se num descampado e oscaçadores separam-no da mãe para sempre. A partir desse momento, o pequeno veado terá de aprender a viver sozinho.