Pedro Casqueiro
Detour

Em novembro, o MAAT inaugura Detour, a grande retrospetiva dedicada a Pedro Casqueiro (Lisboa, 1959), um dos nomes fundamentais da pintura portuguesa contemporânea.
A exposição reúne cerca de 80 obras, produzidas entre a década de 80 do século passado e 2024, revelando mais de 40 anos de experimentação e reinvenção.
Representado na Coleção de Arte da Fundação EDP, Casqueiro construiu uma linguagem singular, marcada pela energia cromática, pela tensão entre figuração e abstração, pelo uso da palavra escrita e pela subversão constante de perspetivas e materiais.
O seu percurso atravessa diferentes fases – das composições densas e vibrantes dos anos 80 às superfícies gráficas e depuradas mais recentes, onde padrões irregulares, cores suaves e arquiteturas modernistas desconstruídas expõem uma ironia subtil sobre a perceção da realidade. Detour é, assim, uma viagem pelos múltiplos desvios e retornos de uma obra que desafia convenções e continua a renovar o olhar sobre a pintura.
Quarta a segunda, das 10h às 19h
Local:
De quarta a segunda, das 10h às 19h