Leitura: interpretação (i)limitada
Conferência PNL

O Plano Nacional de Leitura (PNL) realiza a sua Conferência Anual sob o tema Leitura: interpretação (i)limitada. O encontro reúne autores, investigadores e professores para debater as restrições à liberdade de interpretação. A falta de competências e o predomínio de leituras legitimadas condicionam as leituras pessoais e críticas do leitor.
A sessão de abertura contará com Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Regina Duarte, comissária do PNL2027, e Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação.
Entre os destaques da manhã, Daniel Cassany (Universidade Pompeu Fabra, Espanha) questionará Quem define as margens: o texto ou o leitor?, refletindo sobre as novas formas de ler na era da Inteligência Artificial. Julie Hayward (BookTrust, Reino Unido) abordará A importância da leitura partilhada na primeira infância e o impacto desta prática no desenvolvimento das competências leitoras.
O dia seguirá com debates entre escritores, académicos e jornalistas, incluindo José Eduardo Agualusa em conversa com Bárbara Reis, David Machado, Joana Bértholo, Osvaldo Silvestre e Bárbara Wong.
Ao longo do dia, Hugo van der Ding dará um tom criativo à conferência com interlúdios do projeto O lixo na minha cabeça.
Local: