O Barrete de Guizos
Esta noite grita-se

O Barrete de Guizos, de Luigi Pirandello, é uma comédia irónica, que vive da tensão entre aparência, verdade e loucura, numa sociedade obcecada pelas convenções. Beatrice Fioríca, mulher da alta burguesia, exaspera ao desconfiar que o seu marido a trai com a mulher do guarda-livros, homem com um compasso moral obsessivo e que mantém a sua mulher fechada em casa. Mesmo sabendo das graves consequências de reputação para a família, Beatrice prepara um estratagema para expor os dois supostos amantes. Pirandello, além da emblemática questão das aparências e da subjetividade do sujeito, trazia assim, para os palcos de 1916, a desigualdade de género e a perversão das convenções sociais que empurravam a mulher emancipada para o desempenho do papel de louca ou histérica.
Esta noite grita-se é um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro realizado em vários locais e por um vasto número de intérpretes, com uma direção comum e promovido pela Companhia Cepa Torta, que este ano entra na sua nona edição.
14 novembro, às 21h na Biblioteca Palácio Galveias;
15 novembro, às 16h na Casa do Comum;
16 novembro, às 16h na Fábrica Braço de Prata
Reservas: T.924 744 056 / producao@cepatorta.org
Ficha técnica:
Companhia Cepa Torta. Texto de Luigi Pirandello; direção de Filipe Abreu e Miguel Maia; leitura por Filipe Abreu, João Cabral, Pedro Saavedra, Rita Loureiro, Rui Neto, Teresa Vaz (restante elenco em confirmação).
5 €
Local: