André Baleiro e David Santos
Paisagens marítimas

Este recital convida o público a embarcar numa viagem pelo mundo da canção de câmara, conduzindo-o por um programa variado e contrastante e atravessando fronteiras linguísticas e musicais. Dividido em grupos temáticos, o concerto inicia-se com o irresistível impulso de partir pelo mar adentro à procura de novas aventuras e experiências, à descoberta de ilhas desconhecidas e do sedutor, mas perigoso canto das sereias. A segunda parte contempla o mar em todo o seu grandioso esplendor, os seus mágicos efeitos de luz no crepúsculo, a angústia das tempestades — e apresenta-o como cenário de histórias de amor, por vezes propício, por vezes ameaçador.
Cada canção revela um momento distinto da relação profunda e simbólica do ser humano com este elemento tão determinante da natureza e da história de Portugal e da humanidade. Peças de 17 compositores diferentes criam uma paisagem sonora onde o mar surge como força motriz, ambiente de sonho e espelho das emoções humanas.
Uma posição central ocupa o poema Horizonte, de Fernando Pessoa, posto em música por Fernando Lopes-Graça. Programa aqui.
Cada grupo de canções será introduzido por uma breve moderação, guiando o público ao longo desta viagem e convidando-o a mergulhar nas profundezas do oceano e da alma.
No âmbito deste concerto, terá lugar na Sala Lopes-Graça, às 18h30, no dia 21 de novembro, a conferência 'Músicas do Mar' por Paulo Ferreira de Castro.
16,50 € - Concerto + Conferência
15 € - Concerto
Local: