Claquete

Realizadores franceses e ingleses

cinema
4 setembro a 16 outubro 2025
qui: 18h
Atmosfera M
Claquete

A 4.ª edição do projeto Claquete – Ciclo de Cinema apresenta filmes de realizadores franceses e ingleses: Laurent Cantet, Aleem Kahn, Quentin Dupieux, Sally Potter, Xavier Beauvois e Ken Loach. As sessões são gratuitas mas requerem inscrição.

Programa:

4 de setembro

Arthur Rambo (França, 2021)
De Laurent Cantet, com Rabah Nait Oufella, Antonine Reinartz, Sofian Khammes, Anaël Snoek

A vida parece sorrir a Karim D, um jovem escritor tornado celebridade depois do êxito da sua última obra, até alguém descobrir que, algum tempo antes, partilhara conteúdos de teor anti-semita e homofóbico no Twitter, sob o pseudónimo de Arthur Rambo. De um momento para o outro, Karim vê-se ostracizado pelos amigos e odiado pela opinião pública, que o converte numa espécie de bode expiatório de todas as desgraças do mundo. Inspirado numa história verídica.

11 de setembro

Depois do Amor (Reino Unido, 2020)
De Aleem Kahn, com Talid Ariss, Nathalie Richard, Joanna Scanlan

Ahmed, marido de Mary, morreu de forma inesperada. Ao mexer nos seus bens, pouco depois do funeral, Mary percebe que ele tinha um relacionamento de anos com Genevieve, uma mulher francesa. Destroçada mas determinada a saber todos os detalhes, Mary deixa a cidade britânica de Dover e atravessa o Canal da Mancha em direção a Calais. Assim que chega à porta de Genevieve é confundida com a nova empregada de limpeza. Surpreendida, decide aproveitar as circunstâncias para conhecer a família clandestina do marido, que ainda não está ao corrente da sua morte.

18 de setembro

Yannick (França, 2023)
De Quentin Dupieux, com Sébastien Chassagne, Blanche Gardin, Raphaël Quenard, Pio Marmaï

Tudo tem início durante a apresentação da peça “O Cornudo”, encenada no Bouffes Parisiens. Quando três atores se esforçam por prender a atenção de uma plateia quase vazia, são interrompidos por Yannick, que lhes diz que a peça é de tal modo má que não o faz esquecer os seus problemas reais e que, para ali estar, teve de tirar um dia de folga, viajar 45 minutos dos subúrbios para Paris e andar mais 15 minutos. Um esforço ingrato, segundo o próprio…

25 de setembro

A Festa (Reino Unido, Dinamarca, 2017)
De Sally Potter, com Emily Mortimer, Cherry Jones, Patricia Clarkson, Bruno Ganz

Para festejar o novo cargo de “ministra sombra” da Saúde do partido da oposição, Janet resolve fazer uma festa em sua casa com um grupo de amigos próximos. Os convidados vão chegando, felizes com a boa-nova. Mas o que prometia ser um encontro aprazível altera-se quando Bill, o marido de Janet, decide fazer um anúncio inesperado. Em choque com o que acabaram de saber, anfitriões e convidados dão início a uma série de revelações que transformam aquela noite num autêntico pesadelo…

9 de outubro

Albatros (França, Bélgica, 2021)
De Xavier Beauvois, com Victor Belmondo, Jérémie Renier, Madeleine Beauvois, Marie-Julie Maille

Laurent, comandante de brigada da polícia na vila costeira de Étretat, na Normandia, está prestes a casar-se com Marie, com quem tem uma filha pequena. A sua vida, naquele lugar marcado pela miséria e pelas desigualdades sociais, não é fácil, mas é relativamente tranquila. Certo dia, ao tentar impedir o suicídio de um agricultor, Laurent dispara acidentalmente sobre ele.

16 de outubro

Eu, Daniel Blake (Reino Unido, França, Bélgica, 2016)
De Ken Loach, com Dave Johns, Sharon Percy, Hayley Squires

Diagnosticado com um grave problema de coração, Daniel Blake, um viúvo de 59 anos, tem indicação médica para deixar de trabalhar. Quando tenta receber os benefícios do Estado como forma de subsistência, vê-se enredado numa burocracia injusta e confrangedora. Apesar do esforço para provar a sua incapacidade, parece que ninguém está interessado em admiti-la. Durante uma espera numa repartição da Segurança Social conhece Katie, mãe solteira de duas crianças a precisar de ajuda urgente, que se mudou recentemente para Newcastle. Daniel e Katie, dois estranhos cujas voltas da vida os deixaram sem forma de sustento, vêem-se assim obrigados a aceitar ajuda do banco alimentar. E é no meio do desespero que se tornam a única esperança um do outro. O filme venceu a Palma de Ouro, em 2016, no Festival de Cinema de Cannes.

Para assistir às sessões deve ser enviado um e-mail para atmosferam.lisboa@montepio.pt, com a indicação da sessão que pretende assistir. Limitado a 2 inscrições e à capacidade da sala.


Local: