Mostra de Cinema de Hong Kong
2025

A segunda edição da Mostra de Cinema de Hong Kong: Making Waves — Navigators of Hong Kong Cinema apresenta, no Cinema Ideal, uma seleção de seis longas-metragens de ficção e documentário que celebram a cinematografia de Hong Kong.
As obras exibidas refletem realidades e imaginários da vida da região: uma Hong Kong atual com várias faces, desde a morfologia urbana de ruas movimentadas e recantos sombrios até às paisagens naturais mais deslumbrantes e extensas.
Programa
25 set: 19h
PAPA
De Philip Yung | 2024 | 129 min.
A vida mundana e pacata de Nin, proprietário de um café, é irremediavelmente destruída quando, uma noite, Ming, o seu filho de quinze anos, assassina a mãe e a irmã mais nova. Diagnosticado com esquizofrenia, Ming é internado indefinidamente numa prisão psiquiátrica. Para além das visitas quinzenais ao filho, Nin continua a levar uma existência monótona, enquanto as memórias da mulher, da filha e do próprio Ming regressam incessantemente à sua mente. Com o passar do tempo, Nin desiste de procurar uma explicação para a tragédia. Resta-lhe um desejo: que um dia Ming possa regressar a casa.
Q&A com a participação do editor Jojo Shek
26 set: 19h15
ALL SHALL BE WELL
De Ray Yeung | 2024 | 93 min.
Angie e Pat são um casal que vive em Hong Kong há mais de quatro décadas. Após a morte inesperada de Pat, Angie vê-se à mercê da sua família enquanto luta para manter tanto a sua dignidade como a casa que partilharam durante uma vida.
Q&A com a participação da atriz Hui So Ying
27 set: 19h
NEVER TOO LATE
De Rikki Choy | 2025 | 78 min.
It’s never too late — nunca é tarde — para escolher uma nova forma de vida, como mostra a realizadora Rikki Choy no retrato de vários habitantes de Hong Kong que recusam a vida estabelecida na Cidade e decidem ligar-se ao mundo natural: uma artista que se torna agricultora fala do poder curativo da natureza; uma modelo e mergulhadora enfrenta a poluição marinha; um apaixonado pela vida selvagem encontra bem-estar através da fotografia; um agente imobiliário transforma a sua paixão por aves em pintura. Todos estes relatos xibem a extraordinária — mas tantas vezes ignorada — biodiversidade da Cidade, apelando à valorização e ao respeito das suas riquezas naturais. Um retrato inspirador daqueles que ousam enfrentar o sistema e afirmar uma forma crítica e ecológica de viver.
Q&A com a participação da realizadora Rikki Choy e do produtora Miney Ye
27 set: 21h15
MONTAGES OF A MODERN MOTHERHOOD
De Chan Oliver Siu Kuen | 2024 | 112 min.
Após o nascimento da filha, Suk-jing depressa descobre que a sua vida nunca mais será a mesma. Entre noites sem dormir, as constantes exigências da maternidade e a inação do seu marido — Suk-jing começa a sentir-se esgotada. As tensões com a família, as mudanças do corpo no pós-parto e o impacto do novo papel de mãe no trabalho vão agravando a sua situação. Sozinha nas longas madrugadas, Suk-jing pergunta-se onde é que o novo dia a irá levar.
Q&A com a participação da realizadora Oliver Chan
28 set: 19h
FOUR TRAILS
De Robin Lee | 2023 | 101 min.
Em 2012, Andre Blumberg lançou-se num desafio que todos diziam ser impossível: correr, em quatro dias, os quatro trilhos míticos de Hong Kong. Depois de 298 quilómetros e mais de 14.500 metros de subida, nasceu o Hong Kong Four Trails Ultra Challenge — hoje visto como uma das corridas mais duras do mundo. O filme revisita a origem deste fenómeno e acompanha a evolução das suas regras implacáveis: menos de 60 horas para ser Finalista, menos de 72 para ser Sobrevivente. Sem apoio, sem tréguas.
Q&A com a participação do realizador Robin Lee
28 set: 21h15
AH YING
De Allen Fong | 1983 | 110 min. | versão restaurada
Ah Ying, uma jovem vendedora de peixe em Hong Kong, vive uma vida monótona e uma relação amorosa em crise. A sua vida começa a mudar quando um dia descobre um centro cultural local, onde começa a frequentar aulas de representação. É aí que conhece o professor Zhang Songbai, com o qual desenvolve uma forte ligação. Inspirado na vida da atriz principal, Hui So Ying, e interpretado por atores não profissionais, o filme mostra de forma realista a vida contemporânea de Hong Kong (dos anos 80) e a jornada de Ah Ying no caminho da superação da vergonha das suas origens humildes e da revelação do seu talento.
Q&A com a participação da atriz Hui So Ying
Ficha técnica:
Diretora artística: Vanessa Pimentel
Local: