Oleanna
Bárbara Branco e João Pedro Vaz
Insegura face ao seu desempenho académico, Carol procura ajuda junto de John, um dos professores da universidade onde estuda. No gabinete do docente, constantemente interrompidos pelo telefone que toca, John e a aluna estabelecem alguma cumplicidade, acabando o professor por sugerir a Carol que apareça mais vezes para, segundo ele, ajudar a jovem a atingir a classificação máxima no final do semestre.
Num encontro posterior, uma Carol confiante e eloquente regressa ao gabinete de John na decorrência de uma queixa que apresentou contra ele por assédio sexual. O professor tenta demovê-la, evitando assim o desmoronamento da carreira profissional e da sua vida familiar.
Escrita por David Mamet em 1992, Oleanna, peça intimista e claustrofóbica, é um dos mais vigorosos exercícios teatrais contemporâneos sobre o assédio, o poder, a classe social e, talvez o mais importante, a linguagem quando “usada como ferramenta de dominação”, que é “também o meio através do qual se criam realidades”.
Com interpretações de Bárbara Branco e João Pedro Vaz, Carlos Pimenta volta a encenar esta tragédia moderna de Mamet, 16 anos depois de o ter feito, no Porto, com o Ensemble – Sociedade de Actores. FB
Récitas c/ Língua Gestual Portuguesa a 7 dezembro; e audiodescrição a 12 e 14 dezembro.
Espetáculo abrangido pelo Passe Cultura disponível apenas na bilheteira do teatro
Ficha técnica:
Culturproject. Texto de David Mamet; encenação de Carlos Pimenta; com Bárbara Branco e João Pedro Vaz.
12 € - preço normal (ver descontos aplicáveis)
Local: