Leo Asemota

A riparian lore

artes
25 julho a 6 setembro 2025
vários horários
Hangar - Centro de Investigação Artística
Leo Asemota

A Riparian Lore é a terceira fase do “Ens Project”, um projeto a longo prazo do artista que ainda está em curso. Os capítulos anteriores desta terceira fase foram realizados no Tate Modern, em Londres (2012), no British Museum, em Londres (2013), na Bienal de Sharjah (2018), no Pitt Rivers Museum, em Oxford, e na Haus der Kulturen der Welt, em Berlim (2022).

A exposição mergulha nas complexas relações históricas e culturais entre o Reino do Benim e Portugal, evocando um encontro iniciado no século XVI durante os reinados de Oba Esigie e D. Manuel I. Asemota recorre tanto à tradição oral como a fontes escritas para refletir sobre esta ligação, articulando história, arte e identidade.

A exposição abre com obras produzidas em papel velino, cuidadosamente apresentadas em molduras e caixas de madeira de Sapele, criando um ambiente que homenageia práticas artesanais e simbologias ancestrais.

Estas peças servirão de base para a instalação artística ao vivo “A Manobra do Navegador”, onde o artista evoca a figura do navegador português João Afonso de Aveiro como avatar num gesto performativo de cruzamento entre narrativas e geografias.

 

 

Quarta a sábado, das 15h às 19h


Local: