A Senhora Klein
Nicholas Wright/ Natália Luiza e Teatro Meridional
Pós-freudiana, discípula de Sandor Ferenczi e Karl Abraham, a psicóloga vienense Melanie Klein é ainda hoje uma referência na psicanálise aplicada a crianças, sobretudo em Inglaterra, país onde se fixou após deixar a Alemanha na década de 1920. Se algumas das suas teorias geraram, ao longo de décadas, algumas controvérsias, o que dizer da relação que estabeleceu com os filhos. Foi, precisamente, esse relacionamento complexo, nomeadamente com a filha Melitta, que interessou ao dramaturgo britânico Nicholas Wright (n.1940) em finais da década de 1980, quando escreveu a peça que, agora, Natália Luiza encena para o Teatro Meridional, A Senhora Klein.
A ação decorre em 1934, após a devastadora morte do filho do meio, Hans, num acidente nas montanhas. Melanie Klein, com um longo historial de depressão, confronta-se com a filha mais velha, também ela psicanalista e opositora pública às teorias da mãe. Segundo Melitta, Hans terá cometido suicídio para, de maneira drástica, desafiar o autoritarismo da mãe. Na batalha entre as duas, surge então Paula, uma jovem psicanalista em fuga da Alemanha de Hitler, que se revela uma minuciosa observadora. FB
Ficha técnica:
Teatro Meridional. Texto de Nicholas Wright; versão cénica e encenação de Natália Luiza; com Ana Catarina Afonso, Nídia Roque e Raquel Oliveira.
13 € - preço normal (ver descontos aplicáveis)
Local:
Teatro Meridional
.....................................
Teatro Meridional- Polo 2: Largo Luís Dourdil, lote 4, 1º piso (Marvila)