Deuses de Terra

Escultura Velar

artes
4 julho 2025 a 4 janeiro 2026
vários horários
Museu do Oriente
Deuses de Terra

A cerâmica dos Velar, grupo de artesãos de Tamil Nadu, na Índia, é uma prática artística e uma afirmação de identidade que o Museu do Oriente dá a conhecer na nova exposição temporária Deuses de Terra. Escultura Velar.

Com raízes religiosas profundas, os Velar produzem, há séculos, imponentes esculturas em terracota dedicadas ao deus Ayyanar. Encomendadas pela comunidade, são colocadas em santuários a céu aberto, onde envelhecem e se fundem com a paisagem, devolvendo à terra a matéria de que são feitas.

As esculturas, que representam sobretudo Ayyanar e o cavalo, animal com quem patrulha as aldeias durante a noite, são inteiramente modeladas e decoradas à mão. A exposição Deuses de Terra destaca a mestria dos artesãos Velar, mostrando ainda como as técnicas tradicionais podem alimentar produções contemporâneas, em diferentes contextos culturais e artísticos.

A exposição resulta de um projeto de investigação, conduzido por João Rolaça, e da sua colaboração com três mestres Velar das aldeias de Thuvaradimanai e Malayiur — Palanisamy, Meyar e Kartik —, numa residência artística nas oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

Deuses da Terra. Escultura Velar integra um conjunto de obras criadas durante esta residência artística – incluindo um cavalo de 3 metros de altura – peças da escultora Liliana Velho, concebidas em estreita colaboração com os artesãos indianos, e terracotas do acervo da Fundação Oriente ligadas ao culto a Ayyanar.

A exposição apresenta ainda registos em fotografias e filmes do processo artesanal de modelação cerâmica nas aldeias Velar de Tamil Nadu, bem como da residência artística nas Oficinas do Convento.

Terça a quinta, sábado e domingo, das 10h às 18h, sexta, das 10h às 20h


Ficha técnica:

Curadoria de João Rolaça

Local: