As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 3 de julho

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a estreia de dois documentários portugueses Contos do Esquecimento, de Dulce Fernandes uma reflexão sobre a violência e o papel de Portugal no tráfico transatlântico de africanos escravizados e as consequências da sua ausência na história oficial; e Lucefece, de Ricardo Leite um filme-ensaio com contornos autobiográficos. De destacar também Mundo Jurássico – Renascimento, de Gareth Edwards, que cinco anos depois do último filme volta a exibir no grande ecrã uma aventura com enormes criaturas pré-históricas.
Contos do Esquecimento
De Dulce Fernandes
POR, 2023, 62 min., M/12
Documentário que tem como ponto de partida a descoberta, em 2009, de um conjunto de 158 esqueletos de africanos escravizados numa lixeira urbana do século XV em Lagos, Algarve, quando se construía um parque de estacionamento. O filme revela, através de imagens de arquivo e registos atuais, um passado esquecido e o papel de Portugal no tráfico transatlântico de africanos escravizados. É também uma reflexão sobre a violência dessa época e as consequências da sua ausência na história oficial. Em sala, a exibição é antecedida pela curta-metragem Time to Change, da realizadora e argumentista angolana Pocas Pascoal.
Lucefece
De Ricardo Leite
POR, 2022, 85 min., M/12
Filmado em película e revelado à mão pelo realizador, Ricardo Leite, há mais de 20 anos, Lucefece é uma obra que cruza o filme-ensaio com o documentário. A narrativa tem contornos autobiográficos inspirados na infância do cineasta e nas suas conversas com o pai, que combateu na Guerra Colonial, em África. O filme é uma viagem temporal que oferece “visões pessoais, políticas e míticas sobre a realidade, exorcizando velhos fantasmas” e ao mesmo tempo reflete sobre o presente.
Mundo Jurássico – Renascimento
De Gareth Edwards, com Scarlett Johansson, Mahershala Ali, Rupert Friend
EUA, 2025, 134 min.
Cinco anos depois de Mundo Jurássico – Domínio, uma expedição enfrenta regiões equatoriais isoladas para extrair ADN de três enormes criaturas pré-históricas com vista a uma descoberta médica inovadora.
Comboio do Ártico
De Henrik Martin Dahlsbakken, com Tobias Santelmann, Anders Baasmo Christiansen, Heidi Ruud Ellingsen
NOR, 2025, 109 min.
Verão de 1941: Hitler invade a União Soviética. Um comboio de navios de carga, com materiais de guerra, começa a perigosa jornada para Murmansk. Marinheiros comuns têm de sobreviver enquanto enfrentam a superioridade alemã no mar gelado do Ártico.
Completamente Deslocados
De Redouane Bougheraba, Ali Bougheraba, com Redouane Bougheraba, Vanessa Guide, Ahassan Uddin
FRA,2025, 84 min.
No dia em que Redouane está prestes a receber a aguardada promoção a chefe de equipa, descobre que a fábrica de colchões onde trabalha vai ser deslocalizada para a Índia. Determinado a manter a promoção, aceita partir – com a promessa de receber o dobro do salário – e leva consigo Marguerite, a sua companheira.
Mas, ao chegar ao destino, percebe que foi enganado: vai mesmo receber o dobro… mas em rupias.
O Melhor Emprego do Mundo
De Philippe Mechelen, com Hakim Jemili, Christian Clavier, Michel Blanc
FRA, 2025, 85 min.
Yann tem apenas um sonho na vida: viajar. Assim, quando descobre que o famoso guia Routard está a recrutar pessoas para viajar pelo mundo, comparece imediatamente à entrevista e é contratado. A sua primeira tarefa: Marraquexe, 40 lugares para conhecer em 5 dias. Mas Yann esqueceu-se de referir um pequeno pormenor durante a entrevista: nunca viajou na vida. Aquele que inicialmente lhe pareceu o “melhor emprego do mundo” acaba por ser muito menos idílico do que o esperado.
Uma Noite no Zoo
De Ricardo Curtis, Rodrigo Perez-Castro
Bel/Can/FRa, 2025, 92 min.
Quando um meteorito cai sobre o zoo é libertado um vírus que transforma os animais em zombies. Gracie, uma jovem loba, une-se a Dan, o puma, e a um grupo de sobreviventes para conseguirem reverter a situação e fazer com que os outros animais voltem ao normal.
Local: