Through a Goan Lens
Abordagens multidisciplinares

Entre representações históricas marcadas por legados coloniais, manifestações sociais e transformações políticas, Goa tem sido, ao longo dos últimos anos, objecto de renovado interesse académico e artístico.
Para recentrar o território como sujeito activo do pensamento e criação, o Museu do Oriente acolhe, nos dias 5 e 6 de Junho, a conferência internacional Through a Goan Lens: Multidisciplinary Approaches, comissariada pela antropóloga Rosa Maria Perez e com o apoio da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural de Influência Portuguesa.
O encontro reúne académicos de diferentes geografias e áreas disciplinares, desde a antropologia à arte contemporânea, num debate que se centra em metodologias e epistemologias goesas e que procura transcender o estudo de Goa além da tradicional lente católico-portuguesa-cêntrica, frequentemente utilizada em perspetivas dominantes e críticas da representação artística.
As sessões abordam temas como memória e arquivo, pertença religiosa ou as expressões musicais e cinematográficas do território, com destaque para a produção de conhecimento sobre Goa, no contexto global. A iniciativa representa um contributo significativo para a afirmação de novas direcções no campo de análise e investigação pós-colonial e intercultural de Goa.
Esta conferência insere-se na programação paralela da exposição Foto Arte Ganesh: Goa, Fotografia e Memória comissariada igualmente por Rosa Maria Perez.
A articulação entre a conferência e a exposição oferece ao público uma experiência integrada, entre pensamento e sensibilidade, que permite compreender Goa enquanto território de criação, disputa e identidade.
A entrada na conferência é livre, mediante inscrição prévia em cursos.conferencias@foriente.pt)
Língua de trabalho: inglês
Local: