Beira em Lisboa: 500 Anos Depois de Camões
Conferência

Pela primeira vez, as conferências BEIRA – Observatório de Ideias Contemporâneas Azeredo Perdigão descem a Lisboa para um debate sobre Camões e a Língua Portuguesa.
A conferência Beira em Lisboa: 500 Anos Depois de Camões propõe uma reflexão sobre a identidade portuguesa, revisitando a obra de Camões e confrontando-a com outros olhares sobre a cultura e a sociedade.
Participam três oradores, cada um com uma perspetiva única sobre a identidade e a cultura: Isabel Rio Novo, professora da Universidade do Porto e autora de uma das mais referenciadas biografias do poeta, abordará a figura de Luís de Camões; Manuel Maria Carrilho, filósofo e professor universitário, analisará a identidade nacional, confrontando a imagem dos “portugueses”, consagrada por Camões, com outros olhares. Por fim, Dominique Wolton, sociólogo francês, encerrará a conferência com uma reflexão sobre o papel fundamental da língua na afirmação da identidade de cada povo.
A moderação do debate será assegurada pelo jornalista Henrique Monteiro.
Programa:
16h00 | Credenciação
16h30 | Sessão de Abertura
Luís de Camões: O Homem, por Isabel Rio Novo
Os Portugueses, por Manuel Maria Carrilho
Globalização, Comunicação e Democracia, por Dominique Wolton
Debate
19h15 | Encerramento
Local: Auditório António da Costa Leal, Edifício-sede do Montepio Associação Mutualista, Rua do Ouro, 219-241.
Inscrições: dcmd@montepio.pt, com indicação do nome e contacto, até ao dia 12 de maio.