Vieira da Silva
A nós a liberdade

Para assinalar a efeméride, a Assembleia da República, em parceria com a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva e com a Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, preparou uma exposição da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).
Artista com forte consciência cívica, Vieira da Silva viveu intensamente o 25 de Abril de 1974, celebrando os valores de Cidadania e de Liberdade que sempre estiveram presentes na sua vida e na sua arte.
Intitulada A Nós a Liberdade (título inspirado na designação de uma série de pinturas de 1934, À Nous la Liberté), esta exposição reúne um conjunto de obras que celebra a ideia de Liberdade no seu sentido mais lato, evocada ora através da referência a acontecimentos históricos vivenciados pela pintora, ora através de abordagens mais poéticas e pessoais que são o fruto, justamente, da autonomia e independência com que Vieira trilhou o seu caminho como pintora e como cidadã.
31 obras que abarcam um extenso período cronológico (entre 1932 e 1988), oriundas de museus, fundações e coleções particulares, instituições portuguesas e estrangeiras, algumas raramente ou nunca vistas em Portugal.
Segunda, terça e sábado, das 10h às 19h, quarta, das 10h às 13h, sexta, das 14h às 19h
Visitas guiadas com a Curadora Joana Baião: 15 e 25 de junho | 9 e 26 de julho às 15h. Realizadas mediante marcação e sujeitas a disponibilidade
reservas.nosaliberdade@ar.parlamento.pt
Ficha técnica:
Curadoria de Joana Baião
Local:
dmc.correio@ar.parlamento.pt