Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 18 de maio

cinema
18 maio a 24 maio 2023
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a estreia, em exclusivo no Cinema Fernando Lopes, de Fato de Macaco, documentário ficcionado de André Costa, filmado no Bairro dos Pescadores, Bairro do Grito do Povo e no centro da cidade de Setúbal que através de testemunhos reais aborda as lutas e atos de resistência dos trabalhadores da região. Também esta semana chega às salas A Sindicalista, de Jean-Paul Salomé, baseado na caso real da sindicalista Maureen Kearney e protagonizado por Isabelle Huppert.

Fato Macaco

De André Costa, com Rui Paixão

POR, 2023, 48 min.

O documentário segue a vida de um artista de rua, trabalhador incansável, que recolhe o lixo e os testemunhos dos outros a fim de construir um lugar de memória coletiva, no Bairro dos Pescadores, em Setúbal.

A Sindicalista

De Jean-Paul Salomé, com Isabelle Huppert, Pierre Deladonchamps, Grégory Gadebois, François-Xavier Demaison

FRA/ALE, 2022, 121 min., M/12

Filme inspirado no caso real de Maureen Kearney, uma representante sindical de uma multinacional francesa de energia nuclear, que denunciou um escândalo empresarial com repercussões políticas. Retrata os contornos políticos e mediáticos da história da representante sindical que, após denunciar acordos secretos entre a multinacional francesa de energia nuclear Areva e a China, é agredida violentamente em sua casa.

Chile, 1976

De Manuela Martelli, com com Aline Küppenheim, Nicolás Sepúlveda, Hugo Medina

CHI/ARG/QAT, 2023, 95 min., M/12

Uma mulher casada e bem estabelecida numa visita à sua casa de Verão vê-se arrastada para a luta política quando o padre local lhe pede ajuda a cuidar de um resistente ferido. Um drama conjugal transforma-se em thriller político, na contraposição entre o conforto conformista e o terror da oposição ao regime de Pinochet, no Chile de 1976.

Marinheiro das Montanhas

De Karim Aïnouz, com voz-off de Karim Aïnouz, Murilo Hause, Viviane Letafy

BRA/FRA/ALE/Argélia, 2021, 95 min., M/12

Uma viagem intimista à Argélia, terra natal do pai do realizador. Luminosa e por vezes transcendental, uma odisseia profundamente sui generis em forma de diário cinematográfico no qual passado, presente e futuro se evidenciam e desvanecem para abrir caminho à exploração de temas fundamentalmente humanos como a identidade, o amor e o destino.

Seca

De Paolo Virzì, com Elena Lietti , Tommaso Ragno , Silvio Orlando , Valerio Mastandrea

ITA, 2022, 97 min., M/12

Três anos sem chuva. Roma secou e a falta de água mudou o modo de vida dos residentes. Numa cidade dominada pela sede e pelas restrições, move-se um enxame de personagens, jovens e velhos, bem-sucedidos e marginalizados, vítimas e algozes. As suas vidas fazem parte do mesmo design e todos buscam a redenção.

Velocidade Furiosa X

De Louis Leterrier, com Tyrese Gibson, Charlize Theron, Jason Statham, John Cena, Jason Momoa

EUA, 2023, 141 min., M/12

Ao longo de várias missões, com probabilidades ínfimas de sucesso, Dom Toretto e a sua família foram mais espertos, mais corajosos e mais velozes do que os adversários que encontraram pelo caminho. Agora, confrontam o rival mais letal com que já se cruzaram: uma ameaça aterradora que emerge do lado mais obscuro do passado, movida pela sede de vingança e determinada a acabar com esta família e destruir tudo e todos os que Dom ama, para sempre.