Viver a sua Vida
Georges Dambier e a Moda
Para o fotógrafo francês Georges Dambier (1925-2011) a mulher era um ser livre e emancipado. Sem nunca descurar uma execução rigorosa e perfeccionista, foi um dos primeiros fotógrafos a tirar as manequins dos estúdios, fazendo-as abandonar as poses fixas e as atitudes estereotipadas.
Em 1957, o fotógrafo veio a Portugal para uma reportagem de moda, onde fotografou as modelos em lugares como Óbidos e Nazaré, lado a lado com as gentes locais. Considerando a moda e a fotografia como meio privilegiado de reflexão sobre o tempo e a memória, a exposição Viver a sua Vida, Georges Dambier e a Moda apresenta a visão singular do fotógrafo francês no contexto da alta-costura parisiense dos anos 1950, período conhecido como L’ Âge d’Or.
A mostra, que apresenta uma seleção de 40 fotografias organizadas em seis núcleos temáticos, insere-se na programação da Temporada Cruzada Portugal – França 2022 e conta com a colaboração de diversas entidades nacionais e francesas.
No dia da abertura ao público terá lugar o colóquio Mode et Photographie de Mode à Travers les Yeux de Georges Dambier, iniciado por uma visita guiada à exposição, no Museu Nacional do Traje, pelas 10 horas, seguindo-se um momento de conversas e debates, a partir das 11h30, no auditório do Museu Nacional do Teatro e da Dança.
Programação completa da Temporada Portugal-França 2022 aqui
Terça a domingo, das 10h às 13h (última entrada 12h30)/14h às 18h (última entrada 17h30)
Ficha técnica:
Comissariada por Anabela Becho
Local:
Museu Nacional do Traje
Terça a Domingo: 10h-18h (última entrada aconselhada - Museu 17h30 | Parque 17h)
Encerrado ao público: Segunda, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, feriado municipal (13 de junho), 24 e 25 de dezembro.