Visitas guiadas para famílias
Julho 2021
O Museu da Água tem como missão alertar e sensibilizar a comunidade para o uso eficiente da água e para a preservação do património ambiental, histórico e monumental, tudo em prol de um futuro mais sustentável. E como os mais novos de hoje serão os adultos de amanhã, o museu oferece um programa de visitas guiadas para famílias que permitem conhecer, além da exposição permanente, todo o património representado por um conjunto de monumentos e edifícios, construídos entre os séculos XVIII e XIX, que representam um importante capítulo da história do abastecimento de água à cidade de Lisboa.
Em julho, o Museu da Água disponibiliza três visitas diferentes, todas com marcação prévia obrigatória (218 100 215 ou mda.epal@adp.pt). No dia 3, às 11h, tem lugar a visita ao Aqueduto das Águas Livres – Travessia do Vale de Alcântara, onde é possível conhecer o gigante de pedra que atravessa Lisboa e que tanto contribuiu para o seu desenvolvimento. (Ponto de encontro: Calçada da Quintinha, 6)
No dia 10, também às 11h, é a vez de visitar a Estação Elevatória dos Barbadinhos, construída para bombear água do aqueduto do Alviela para a cidade e que preserva atualmente as antigas máquinas a vapor e as respetivas bombas. (Ponto de encontro: Rua do Alviela, 12 – à Calçada dos Barbadinhos)
A última visita do mês, a 24, às 10h e às 11h, é ao Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, outrora a entrada do Aqueduto das Águas Livres em Lisboa e que agora se apresenta como um espaço amplo, luminoso e unificado, sugerindo o seu interior a planta de uma igreja estilo Salão, propondo a sacralidade do espaço. (Ponto de encontro: Jardim das Amoreiras, 10)
Local: