Visitas ao Convento das Trinas do Mocambo

Classificado como imóvel de interesse público, desde 1943, o edifício do antigo convento das Trinas do Mocambo deve o seu nome à fundação, no bairro de Santos-o-Velho, hoje Freguesia da Estrela, de um mosteiro feminino pertencente à Ordem da Santíssima Trindade (“Trinas”) para o Resgate de Cativos. Este mosteiro foi instituído, em 1657, com importantes doações de terras no que era então o lugar do Mocambo de Lisboa, sobre uma pequena ermida privada que ali existia consagrada ao culto de Nossa Senhora da Soledade.
A partir de 1878, o convento é ocupado pela Congregação das Irmãs Hospitaleiras da 3ª Ordem de São Francisco de Assis e pelo asilo para mulheres pobres que as Franciscanas aqui fundam e que ficou conhecido como Recolhimento das Trinas.
Depois da implantação da República, em 1910, o imóvel é repartido entre vários serviços públicos. Em 1969, na sequência de um grande incêndio ocorrido no Arsenal da Marinha, o Instituto Hidrográfico foi transferido para o local já então parcialmente abandonado e em ruína. A instalação definitiva do Instituto envolveu a realização de profundas obras de adaptação e modernização do velho edifício trinitário que se transformou num complexo administrativo, técnico e científico de assinalável dimensão e com uma interessante disposição sobre a barra do Tejo.
Atualmente o Instituto é depositário de coleções técnico-científicas diversificadas bem como de um legado artístico expressivo ostentado numa curiosa e singular coleção de azulejos dos séculos XVIII a XX. A este conjunto visitável pertence um dos mais belos exemplares de cozinha barroca preservado em Portugal.
Visitas segunda a sexta: 10h-13h/14h-16h
Marcação prévia obrigatória: cultura@hidrografico.pt
Local: