Vieira da Silva & Arpad Szenes
Col. Fund. Ilídio Pinho

A exposição apresenta um conjunto de obras de Vieira da Silva e Arpad Szenes que integrou a exposição Irradiação Vieira – Obras da Coleção Fundação Ilídio Pinho, encerrada no passado dia 26 de setembro.
Isabel Carlos assinala este conjunto de obras de Vieira da Silva como representativo das grandes linhas temáticas e expressivas que atravessam o universo artístico da pintora: as bibliotecas, as cidades, os azulejos, os labirintos, as tramas e teias e, de um modo mais lato, o espaço, a luz e a perspetiva. Que esta coleção privada tenha também obras de Arpad Szenes é a confirmação da atenção e conhecimento da história de arte e de vida deste casal de artistas por parte do colecionador e de quem o aconselhou.
Cronologicamente, a primeira obra de Vieira da Silva é Sem Titulo, de 1941 – ano em que o casal estava a viver no Rio de Janeiro, a fugir da Guerra -, mas é o período entre 1948 e 1965, um dos mais criativos e produtivos de Vieira da Silva, que se encontra representado nesta coleção privada.
Quarta a domingo, das 10h às 18h
Local: