Videoteca Municipal de Lisboa – 30 Anos

artes
3 junho 2022 a 2 junho 2023
vários horários
Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca
Videoteca Municipal de Lisboa – 30 Anos

A Videoteca de Lisboa completa 30 anos de serviço público, mas a sua missão continua a mesma de sempre: recolher, preservar e valorizar as memórias da cidade. De forma a assinalar a data, tem lugar uma exposição que acontece em dois espaços.

No interior do histórico edifício da Sociedade Promotora de Educação Popular, que alberga a Videoteca Municipal, apresenta-se uma cronologia, construída ao longo de um painel que destaca os momentos altos da atividade da Videoteca nos diversos domínios. Da exposição interior, que ficará patente durante um ano, faz ainda parte uma instalação eletrónica, criada com artefactos e equipamentos obsoletos utilizados na produção audiovisual.

No exterior, em frente ao edifício, encontra-se, de 2 a 29 de junho, um conjunto de mupis com as atividades mais relevantes no âmbito da programação cinematográfica.

Inaugurada a 2 de junho de 1992, a Videoteca Municipal foi pioneira na constituição da memória viva da cidade. Capacitada de um núcleo de produção audiovisual desde a sua génese, produziu centenas de documentários e conteúdos audiovisuais relacionados com o património histórico e cultural de Lisboa. O registo da história oral, do património material e imaterial criou e alimentou um significativo arquivo audiovisual sobre a cidade.

Presentemente, a Videoteca tem em curso três atividades que trabalham a memória da cidade e que integram o projeto Memórias de Lisboa: Sociedade Promotora de Educação Popular – (SPEP): Arquivo, História e Memória, Traça – Mostra de Filmes de Arquivos e Encadernadores de Lisboa.

Segunda a sexta, das 10h às 17h


Local: