Este evento já ocorreu.

Verão no Castelo

visitas guiadas
18 julho a 29 agosto 2020
sáb: 16h
Castelo de São Jorge
Verão no Castelo

Com a chegada do verão a vida regressa ao Castelo. Ao longo do mês de julho e agosto realizam-se uma série de visitas que ajudam a compreender a história e a vida deste local emblemático.

18 julho: 16h
Visita com Sentido(S)
O calor convida a despertares tarde, passeios que se prolongam até ao pôr do sol, descobertas com sentidos pouco óbvios. Nos meses mais quentes, o Castelo de S. Jorge associa-se à Lisboa Capital Verde 2020, distinção dada à cidade pelo esforço que tem vindo a fazer na última década em prol de uma metrópole mais verde e amiga das pessoas. O programa de verão explora as questões ambientais do espaço, no passado e no presente para um futuro melhor.
Com Teresa Costa

1 agosto: 16h
(H)água
visita oficina
Como circulava a água no Castelo de S. Jorge? E que usos tinha? Para que serviam os poços, as cisternas, as fontes, os fossos, as couraças, as torres? Esta atividade, que pretende pôr em confronto épocas mais remotas com a atualidade, incluiu uma visita a várias estruturas existentes no castelo, testemunhos históricos da importância que a água tinha em recintos fortificados. O visitante é convidado, ainda, a participar num jogo e num debate.
Com Joaquim Viana

15 agosto: 16h
Monstros Marinhos do século XXI
visita oficina
Sereia à vista! Onde? Onde? perguntam os marinheiros. Serpente à vista! Onde? Onde? perguntam os marinheiros. As criaturas fantásticas e monstruosas eram fruto do desconhecimento dos marinheiros que tentavam encontrar uma explicação para o desconhecido. Sacos de Plástico à vista no mar! Garrafas de plástico à vista no mar! A realidade dos oceanos, não é fruto da imaginação, é real. Se não mudarmos, pode destruir a vida no mar. No Castelo de S. Jorge vemos o rio, quase a chegar ao mar. E em recantos dos jardins representações que nos remetem para esse mundo de fantasia.
Com Marta Sá e Inês Noivo

29 agosto: 16h
Uma cidade reciclada
visita peddy-paper
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” – Antoine Lavoisier
Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Os 3 R’s são a principal máxima da ecologia, de forma a diminuirmos a nossa pegada no planeta terra. E uma cidade, também pode ser reciclada? Sim, e a cidade de Lisboa é um desses testemunhos. Uma cidade de sobreposições e reutilizações desde, pelo menos, o século VII a.C., aquando da sua fundação, até aos dias de hoje, onde milhões de pessoas viveram e inovaram o espaço que ocuparam. Reciclaram, reutilizando pedras, reconstruindo e readaptando edifícios. Mas e um castelo, também pode ser reciclado? Sim, o Castelo de S. Jorge também o foi e iremos descobrir essas provas. Aventure-se nesta busca dos vestígios materiais que nos legaram os povos que habitaram a cidade de Lisboa e das provas físicas da reciclagem e da reutilização que fizeram no topo da colina onde se ergue o castelo.
Com João Vilaça

Marcação prévia | info@castelodesaojorge.pt | 218 800 620
M/6



3,5 €

Local:

Castelo de São Jorge

equipamento municipal, monumento
Rua de Santa Cruz do Castelo 218 800 620 http://www.castelodesaojorge.pt