‘Umberto Eco – A Biblioteca do Mundo’
Com Alberto Manguel

O escritor argentino Alberto Manguel (autor de inúmeras obras, nomeadamente Uma História da Curiosidade, Com Borges, Uma História da Leitura, A Biblioteca à Noite e, com Gianni Guadalupi, Dicionário de Lugares Imaginários), marca presença numa sessão especial de Umberto Eco – A Biblioteca do Mundo, de Davide Ferrario.
Após a projeção há uma conversa informal, aberta a questões do público, que tem como ponto de partida o filme visionando e que se alarga para a vida e obra de Umberto Eco e para a importância dos livros como registo da memória coletiva da humanidade.
Sinopse:
Umberto Eco na sua biblioteca privada. São mais de 30.000 livros contemporâneos e mais de 1500 livros raros antigos. Davide Ferrario, que tinha colaborado com Umberto Eco em 2017 numa instalação sobre o tema da memória para o pavilhão italiano da Bienal de Veneza, reconstrói aqui a relação do escritor e filósofo com os livros. Através de entrevistas inéditas, material raramente visto e com a colaboração da família e amigos, um filme lúdico e sofisticado que procura capturar o significado da ideia de biblioteca como memória coletiva do mundo.
Ficha técnica:
2022, 80 min., M/12
Local: