Sant’Antoninho, um menino de Lisboa

Uma história chamada Lisboa

literatura, música
17 janeiro a 28 fevereiro 2021
8h00
Sant’Antoninho, um menino de Lisboa

Uma História chamada Lisboa é um ciclo de oito performances com narrativas históricas e ficcionais que têm Lisboa como protagonista. Entre novembro e junho de 2021, todos os meses e nos diferentes núcleos do Museu de Lisboa, a atriz/narradora Ana Sofia Paiva e o cantor/compositor Marco Oliveira propõem um percurso de histórias e lendas com narração e leitura de contos populares, histórias de vida, trechos, poemas e factos do ideário lisboeta, com interferências musicais ligadas às raízes da canção urbana e ao ambiente sonoro do quotidiano da cidade. Cada capítulo apresenta um tempo histórico da cidade, um imaginário. 

Assim, a partir de dia 17 de janeiro, estará disponível no Youtube do Museu de Lisboa mais um capítulo do ciclo deste ciclo, dedicado a Sant’Antoninho, um menino de Lisboa.

Como era Lisboa do século XI/XII, berço de Santo António, um dos primeiros meninos, contam, a ser batizado na Sé?

Com um entrançado de histórias, lendas e cantigas populares dedicadas ao padroeiro escolhido pelo povo, protetor de todas as infâncias, olharemos para o profundo significado dos primeiros milagres do santo menino para conhecer melhor a cidade e quem lá vive. “Enquanto houver Santo António, Lisboa não morre mais.”