Steve Espírito Santo
Mulher cabo-verdiana e seus ofícios
A exposição apresenta uma coleção de 30 esculturas que retratam a mulher cabo-verdiana na labuta diária, desempenhando inúmeras atividades de cariz familiar, profissional ou lúdica.
As várias facetas da mulher de Cabo Verde são esculpidas em materiais invulgares como a palha de milho e a fibra de bananeira seca, matérias-primas que a própria natureza oferece ao artista, permitindo-lhe materializar a sua visão da mulher cabo-verdiana ao longo do tempo.
Através da sua arte, Steve Espírito Santo faz uma projeção dos múltiplos papéis que a mulher tem desempenhado desde tempos que se perdem na memória coletiva. As figuras retratam atividades diárias, algumas já praticamente caídas em desuso e que fazem parte do imaginário do artista, que sempre foi muito atento ao papel quase subalterno que a mulher sempre desempenhou na sociedade cabo-verdiana.
O evento conta ainda com a presença de Nha Balila, personalidade lendária da cultura tradicional de Cabo Verde e convidada especial, que estará à conversa com Steve Espírito Santo, abordando o tema do papel tradicional da mulher de origem cabo-verdiana.
Segunda a sexta, das 10h às 17h
Local: