Soundwalk Collective com Patti Smith

Correspondences

música
23 março 2024
sáb: 19h
Centro Cultural de Belém
Soundwalk Collective com Patti Smith

Correspondences é um projeto colaborativo contínuo entre o Soundwalk Collective e Patti Smith, que tem vindo a ser desenvolvido há mais de dez anos e em múltiplas geografias, seguindo o encalço de percursos sonoros deixados por poetas, cineastas, revolucionários e episódios extraordinários da humanidade.

O fundador do Soundwalk Collective, Stephan Crasneanscki, viajou por todo o mundo até aos lugares mais remotos para gravar e recolher sons que formassem uma gramática sonora para composições experimentais. Tudo num esforço para criar um espaço musical onde a poesia e a voz de Patti Smith habitam. Essa ressonância contínua entre os artistas foi ainda expandida por gravações e experiências em estúdio.

A partir de uma colaboração com a TBA21–Academy, que explora o impacto destrutivo dos canhões pneumáticos sísmicos e das intervenções humanas nos oceanos, a resiliência da Natureza no rescaldo do desastre de Chernobyl, as sociedades descentralizadas imaginadas por Peter Kropotkin, as terras devastadas da última noite de Pasolini – as peças apresentadas são uma viagem audiovisual imersiva, uma viagem a um cinema sonoro, uma paisagem sonora de um filme invisível.

Correspondences é interpretado por Stephan Crasneanscki e Simone Merli do Soundwalk Collective, Patti Smith e Diego Espinosa Cruz Gonzalez. Imagens do cineasta português Pedro Maia.

Apresentado no âmbito da exposição Evidence: Soundwalk Collective & Patti Smith, patente no MAC/CCB de 23 de março a 15 de setembro de 2024.



17,5 € a 126 €

Local: